A Essencialidade do Empresário Contábil

Confira o artigo de opinião, desta quarta-feira (19/01), por José Gilmar Carvalho de Brito

Postado em: 19-01-2022 às 11h38
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: A Essencialidade do Empresário Contábil
Confira o artigo de opinião, desta quarta-feira (19/01), por José Gilmar Carvalho de Brito

No dia do Empresário Contábil, 12 de janeiro, os profissionais da contabilidade têm mais uma data para comemorar. Essa é uma data única, criada pela Lei nº 12.387/2011. Pela essencialidade da sua importância, tem uma estrutura jurídica própria com foco exclusivo de proteger as empresas brasileiras no âmbito público e privado.

Segundo a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), somos um contingente de aproximadamente 400 mil empresas cadastradas pelos profissionais da contabilidade registrado no sistema Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal.

 Seu objeto é servir de elo entre as empresas e o Estado, no sentido de patrocinar a prestação de serviços contábeis de qualidade e garantir os informes essenciais, na forma da lei de interesse – tanto empresarial como do governo.  Outra prioridade é executar, proteger, administrar, orientar as empresas quanto reto uso da legislação fiscal, comercial, previdenciária e, principalmente tributária com os registros contábeis tão essenciais para bem estar econômico e financeiro das entidades.

Continua após a publicidade

O empresário Contábil é o responsável, ainda, na proposição de soluções customizadas e perfeitamente sincronizadas com a recuperação econômica dos negócios da empresa. Pode ainda evitar erros e omissões visíveis na deficiência de controles, a distribuição não randomizada de decisões inequívocas, bem como propor planejamento estratégico, sugerindo revisão de processos, planos de metas e objetivos para o novo contexto econômico na conjuntura pandêmica que vivemos.

Mesmo diante de tantos desafios, é neste momento econômico que se nota a importância do Empresário Contábil, servindo por uma das mais nobres profissões que é o Contador, de estar a pari-passu ao lada das empresas, aliviando a sua dor, aplicando o remédio certo, e, no alto de sua capacidade, assumir a estratégica missão na proteção do seu negócio.

É com orgulho e olhar retrospectivo que festejamos o dia do Empresário Contábil orgulho dos empresários de sucesso, usando a tecnologia, comunicação, conexão e ética. Por isso, somos essenciais na economia e na recuperação das empresas brasileiras. 

Veja Também