Eleições: onde investir seu dinheiro se Lula ou Bolsonaro ganhar

Danilo Gato é um especialista em investimentos, educador financeiro e autor de “Aprenda a Investir seu dinheiro”

Postado em: 20-10-2022 às 09h45
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Eleições: onde investir seu dinheiro se Lula ou Bolsonaro ganhar
Danilo Gato é um especialista em investimentos, educador financeiro e autor de “Aprenda a Investir seu dinheiro” | Foto: divulgação

Com o primeiro turno das eleições encerrado, ficamos com uma situação disputada de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Como esses candidatos possuem visões econômicas que seguem muitos conceitos opostos, isso está deixando os investidores de cabelos em pé, sem saber o que fazer com seus investimentos. Vamos entender qual pode ser um ótimo caminho a se seguir.

O primeiro passo é entender que o mercado financeiro trabalha com previsões e antecipações, logo ele se movimenta e precifica os ativos de acordo com o que é provável de acontecer. Dito isso, podemos começar a analisar.

O primeiro turno tirou um dos grandes fatores de imprevisibilidade, que era a composição do Congresso. Muitos candidatos eleitos possuem um viés de centro e direita. Isso traz uma grande tranquilidade ao mercado, já que há uma tendência de seguirmos caminhos econômicos mais liberais, que favoreçam o desenvolvimento do mercado e evitem pautas radicais de ambos os lados, não importa quem ganhe.

Continua após a publicidade

Se somarmos a isso, o fato de que temos uma inflação em queda e algumas políticas que devem injetar liquidez na base da economia, planejadas por ambos os candidatos, há uma expectativa de melhoria no mercado financeiro como um todo no curto prazo, não importa quem ganhe, já que, como falei no início, a previsibilidade é um fator importante e o cenário ficou relativamente previsível para o curto prazo.

O ponto onde temos os maiores debates é em relação ao médio e longo prazos. Para imaginar cenários futuros, vou apenas analisar de forma imparcial, exclusivamente do ponto de vista econômico, o que já ocorreu no passado com ambos candidatos e projetar o que aconteceria se eles agissem do mesmo modo no futuro.

Quando foi presidente, o candidato Lula tomou diversas medidas que favorecem o curto prazo em detrimento do longo e teve o governo marcado por grandes escândalos de corrupção. Caso isso não mude, podemos esperar a médio e longo prazos uma alta taxa de juros, o que favorece os investimentos de renda fixa e também é possível que ocorra um rebote inflacionário. Os mercados de renda variável, como ações e fundos imobiliários, não teriam grandes expectativas de crescimento na média, embora certos setores possam ser beneficiados por algumas de suas pautas, como empresas do setor de educação e varejo. Estatais podem ser prejudicadas pelo medo dos investidores de políticas muito intervencionistas.

Durante o seu mandato, o candidato Bolsonaro tomou ações mais liberais e realizou algumas reformas que foram mais favoráveis ao mercado, embora não tenha cumprido sua agenda de privatizações por completo. Se esse cenário se repetir, podemos projetar uma expectativa favorável ao mercado financeiro, principalmente para investimentos de renda variável, como ações e fundos imobiliários. A inflação tende a se manter sob controle, se não forem tomadas muitas ações imediatistas e, com isso, há uma expectativa de investimentos de renda fixa terem rendimentos mais comedidos.

Como vocês podem ver, a projeção é similar no curto prazo para ambos, mas bem diferente para médio e longo prazos. O que podemos fazer com nossos investimentos nesse caso?

A resposta é: diversificação.

É impossível acertarmos todas as projeções sobre o mercado com consistência, por isso, a melhor saída é sempre termos uma carteira de investimentos bem diversificada com renda fixa, como tesouro direto, CDBs, LCIs, LCAs, e renda variável, como ações, fundos imobiliários e ativos do exterior, entre outros. Dessa forma, sempre uma parte de nossa carteira tende a estar bem quando a outra estiver mal e, a longo prazo, ambas tendem a valorizar e nos trazer ótimos resultados com baixo risco.

Por isso, independentemente de quem ganhar, tenha uma carteira diversificada de investimentos, pois só isso vai trazer a você segurança e tranquilidade, não importa o cenário futuro.

Danilo Gato é um especialista em investimentos, educador financeiro e autor de “Aprenda a Investir seu dinheiro”

Veja Também