Segunda-feira, 08 de julho de 2024

CPI da Covid: Requerimentos envolvem, até o momento, políticos de 8 estados

Nos pedidos de depoimento, foram convocados governadores de São Paulo, Amazonas, Bahia e Pará. Prefeitos das cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Chapecó e São Lourenço também podem ser chamados para depor

Postado em: 29-04-2021 às 16h50
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: CPI da Covid: Requerimentos envolvem, até o momento, políticos de 8 estados
Nos pedidos de depoimento, foram convocados governadores de São Paulo, Amazonas, Bahia e Pará. Prefeitos das cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Chapecó e São Lourenço também podem ser chamados para depor | Foto: reprodução

Instaurada no Senado, na terça-feira (27/4), a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid já recebeu, até o momento, 288 requerimentos. Dentre os documentos enviados pelos senadores, há a solicitação de depoimento de 4 governadores dos estados de São Paulo, Amazonas, Bahia e Pará. Além destas convocações, podem ser chamados para depor prefeitos e ex-prefeitos das cidades de Manaus (AM), Ilha Bela (RJ), Fortaleza (CE), Chapecó (SC) e São Lourenço (MG).

A comissão que tem como objetivo investigar as ações e recursos ministrados pela União por Estados e municípios no enfrentamento à pandemia recebeu na quarta-feira (28/4) 144 requerimentos. Os depoimentos solicitados até agora, incluem o nome de João Doria (PSDB), Wilson Lima (PSC), Rui Costa (PT), Hélder Barbalho (MDB), David Almeida (PSB), Toninho Colucci (PL), Roberto Claudio Bezerra (PDT), João Rodrigues (PSD) e Walter José Lessa (PTB). Além dos políticos citados, os senadores vem solicitando ao colegiado a presença de especialistas da saúde, como o Dr. Dauzio Varella e a pesquisadora Natalia Pasternak.

A crise de oxigênio na cidade de Manaus também foi um interesse dos congressistas. De acordo com o Poder 360, Lourival Nunes, diretor de desenvolvimento medicinal da White Martins, e Christiano Cruz, gerente da empresa foram convocados. A White Martins é fornecedora de oxigênio hospitalar no Amazonas e em outros Estados brasileiros. Representantes de planos de saúde brasileiras também foram convocados. O presidente nacional da Unimed, Omar Abujamra Júnior, o diretor executivo da Prevent Senior, Fernando Parillo e o presidente da Hapvida, Jorge Pinheiro Koren de Lima foram lembrados.

Continua após a publicidade

Com informações do Poder 360

Veja Também