Enel não cumpre plano emergencial, revela AGR durante oitiva na CEI

Em depoimento à Comissão Especial de Inquérito (CEI), que apura a prestação de serviço da Enel em Goiânia, o gerente de Energia

Postado em: 02-07-2021 às 10h33
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Enel não cumpre plano emergencial, revela AGR durante oitiva na CEI
Comissão que apura prestação de serviços da Enel em Goiânia deve ouvir novos convocados na próxima semana em formato híbrido.

Em depoimento à Comissão Especial de Inquérito (CEI), que apura a prestação de serviço da Enel em Goiânia, o gerente de Energia da Agência Goiana de Regulação do Estado, Jorge Pereira da Silva, disse que a empresa não cumpre o plano emergencial estabelecido em 2019. O presidente da CEI da Enel, vereador Mauro Rubem (PT), convocou nova reunião para o dia 6 de julho, às 14 horas, de forma híbrida, quando outros convocados serão ouvidos.

O plano apresentado se dividia em seis pilares com ações para início imediato, de acordo com registro no portal da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Consta do plano, por exemplo, a antecipação, de 2023 para dezembro de 2020, da construção de 13 novas subestações, além da ampliação de outras 18. E também a expansão, em 84 quilômetros, da malha de linhas de alta tensão e a instalação de 1.247 quilômetros de novas redes de média tensão.

Ronilson lembra que a Enel havia se comprometido a aumentar em 60% a capacidade de sua Central de Atendimento até março de 2019, além de criar um canal exclusivo para parte da população rural, de onde vem a maior das reclamações sobre o serviço. “Havia inúmeras previsões de ações em que, tudo indica, sequer saiu do papel”, afirma Ronilson.

Continua após a publicidade

O vereador fez um requerimento em que pede todas as informações do plano emergencial e que irá relacionar com as ações na Capital. “Queremos saber o que foi de fato feito e o que não foi, queremos passar a limpo, e punir os responsáveis”, pontua Ronilson.

A CEI também ouviu agora à tarde, o presidente da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos – (AGR), Dr. Marcelo Nunes Oliveira, representante dos moradores do Setor Chácaras Califórnia, Silmara Epifânia de Castro Carvalho e representando a Comissão de Direito do Consumidor da OAB Goiás, o advogado Murilo Caldeira. (Da assessoria do vereador Ronilson Reis).

Fiscalização e Multas

Os gestores da AGR informaram que a agência realizou fiscalização junto à  Enel distribuidora para verificar as denúncias recebidas de má prestação do serviço. Eles constaram que as metas indicados no Plano de Resultados acordado quando assumiram a empresa, não estava sendo cumpridas e foi enviado relatório para a Aneel, bem como estabelecida multa de R$ 87 milhões de penalidade.

Também relataram que que a Ouvidoria da AGR, que recebe as reclamações dos consumidores, constatou que o maior problema da Enel é a falta de qualidade no serviço prestado, com interrupção da energia elétrica nas casas e também demora no tempo de restabelecimento da energia.

Silmara Carvalho acrescentou que, na região Norte onde está localizado o bairro em que reside, o maior problema é a oscilação da energia, o que causa transtornos e danifica os aparelhos elétricos. Ela contou que a Enel já foi informada e que respondeu às reclamações dos moradores, afirmando que na região há um transformador ultrapassado e com capacidade para apenas oito residências e que no momento está ligado a mais de 60 famílias, mas não adiantou quando o mesmo será trocado por equipamento mais moderno e potente.

Veja Também