Governador diz que base de apoio na Alego conta com 28 deputados

Número foi citado durante entrega de estação de tratamento de água em Anápolis

Postado em: 04-08-2021 às 09h00
Por: Samuel Straioto
Imagem Ilustrando a Notícia: Governador diz que base de apoio na Alego conta com 28 deputados
Número foi citado durante entrega de estação de tratamento de água em Anápolis | Foto: Wesley Costa

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), citou que a base de apoio na Assembleia Legislativa conta com 28 parlamentares. Caiado conseguiu ampliar o grupo que dará a sustentação política no parlamento estadual. A Assembleia Legislativa retomou as atividades parlamentares nesta terça-feira (5). Entre os projetos mais importantes na reabertura dos trabalhos está a regionalização do saneamento básico. A medida é uma imposição do Marco Regulatório do Saneamento aprovado no ano passado e que previa regulamentação pelos estados e municípios até 15 de julho.

No início do ano a base de apoio de Ronaldo Caiado na Assembleia Legislativa contava com 23 dos 41 deputados estaduais. Apesar de ter maioria, o número ainda preocupava, pois era insuficiente para aprovação de Propostas de Emenda à Constituição (PEC), em que há a necessidade de votos de pelo menos 25 deputados. No entanto, quando se discutiu a PEC do Teto de Gastos e o projeto de autorização ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), houve a adesão de alguns parlamentares da oposição, por exemplo, Francisco Oliveira (PSDB), que agora é integrante da base caiadista. Também houve reintegração de Virmondes Cruvinel (Cidadania) no grupo de apoio ao governador

A declaração do governador sobre a ampliação da base de apoio foi feita em evento em Anápolis nesta terça-feira. Na ocasião, foi inaugurada uma nova estação de tratamento de água que vai ajudar no abastecimento de água da cidade. Caiado citou o nome do deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) e ao agradecê-lo citou a expansão da base de apoio. “Esse jovem que desde o início das votações tem sido firme com o governo, momentos difíceis, delicados, votações polêmicas, mas nunca deixou de nos apoiar, sempre ali em todos os momentos, todas as horas. Meu muito obrigado e construímos uma base na Assembleia Legislativa em que nós contamos com 28 deputados estaduais e mostrado também o quanto avançamos com essa parceria com a Assembleia”, disse Caiado.

Continua após a publicidade

Na semana passada, como destacado pela reportagem, chamou atenção do deputado estadual Henrique Arantes (MDB) no evento realizado no Palácio das Esmeraldas sobre a retomada do programa de aprendizagem. Em discurso ele fez uma série de elogios ao governo estadual e ao usar a palavra, o governador Ronaldo Caiado também proferiu uma série de elogios ao parlamentar. A troca de afagos retrata o momento de uma aproximação gradativa de membros do MDB com Ronaldo Caiado. Henrique Arantes é aliado de Daniel Vilela, cotado para ser vice ou de participar na chapa como senador nas eleições do ano que vem.

Curiosidade

O evento em Anápolis nesta terça-feira além do anúncio do número de deputados da base, também teve outra curiosidade, a presença do deputado federal Delegado Waldir (PSL) que discursou em tom amistoso citando Ronaldo Caiado. O parlamentar citou que o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (Progressistas) havia feito a entrega de uma medalha ao governador na semana passada, durante as comemorações do aniversário da cidade.  Waldir brincou que a honraria se devia as obras e outros benefícios. “Colocar dinheiro na terra não é pra qualquer um, a Saneago faz o dever de casa”, disse Delegado Waldir que ainda parabenizou.

A conversa não ficou restrita apenas ao evento. “No bate papo com o governador ali em cima para trazer as nossas crianças para conhecer de onde sai a água”, destacou Delegado Waldir. Foi inaugurada nesta terça-feira uma Estação de Tratamento de Água (ETA) Compacta. No Jardim das Américas em Anápolis. Segundo o governo, o investimento para garantir a qualidade e a regularidade do serviço de abastecimento no município, inclusive no período de estiagem, soma cerca de R$ 14,2 milhões. A nova estação de Tratamento de Água terá capacidade para ofertar 1000 litros de água por segundo, até então era 850 litros por segundo.

Veja Também