“Não falamos em reeleição. Falamos em trabalho”, afirma Zé Mário sobre as Eleições de 2022

Conheça mais o deputado que se tornou conhecido pela liderança classista que deu um olhar diferente para a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás

Postado em: 04-12-2021 às 14h32
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: “Não falamos em reeleição. Falamos em trabalho”, afirma Zé Mário sobre as Eleições de 2022
Conheça mais o deputado que se tornou conhecido pela liderança classista que deu um olhar diferente para a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) | Foto: reprodução

José Mário Schreiner tem 60 anos e é natural de Porto União, localizada em Santa Catarina. Ele começou na política em 1999, quando se filiou ao Partido da Frente Liberal (PFL), o atual Democratas (DEM). Passou pelo Partido Social Democrático (PSD) em meados de 2013, mas em 2018 voltou ao Democratas,  onde foi eleito deputado federal por Goiás com aproximadamente 3,17% dos votos válidos, totalizando cerca de 96.188 eleitores. No ranking dos municípios onde Zé Mário conseguiu mais popularidade, Mineiros fica em primeiro lugar, contabilizando 48,95% dos votos nas eleições de 2018. Vale lembrar que dos 246 municípios do estado, cerca de 4,6 milhões de pessoas estão aptas a votar para definir as eleições. Só na capital, há 971.221 eleitores.

Em edição especial sobre as Eleições 2022, o jornal O Hoje faz uma série de entrevistas com políticos do Estado, com o objetivo de explorar suas perspectivas sobre o cenário e as expectativas para o ano que vem. O entrevistado de hoje é o atual deputado federal do Democratas, Zé Mário, como é chamado por todos em Goiás. Ele se tornou conhecido pela liderança classista que deu um olhar diferente para a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), representando os interesses do Movimento Brasil Livre.

Em entrevista, ele falou sobre seu mandato, destacou a importância de seus trabalhos, sobre o trabalho do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e a possível terceira via. Confira na íntegra:

Continua após a publicidade

Como o senhor está se preparando para encerrar o atual mandato como deputado federal do Estado?

Desde 2019, quando assumimos o mandato, sempre trabalhamos e fizemos de tudo para corrigir caminhos que estavam errados no Brasil e em Goiás e garantir o crescimento do campo à cidade. Em 2019 já tivemos felizes resultados com conquistas parlamentares e direcionamento de emendas para diversos municípios com diversos fins. Infelizmente tivemos uma drástica mudança de rota com a chegada da pandemia. Me senti mais próximo da população nesse tempo, mesmo com o distanciamento, pois soubemos atender às demandas a tempo e não paramos de trabalhar, ouvir e acolher em nenhum minuto. Destaco aqui a aprovação do auxílio emergencial com o valor de R$600,00 para minimizar os impactos negativos da pandemia. Estamos agora passando por um processo de recuperação, ainda há muito a se fazer antes do fim do mandato. Precisamos aprovar ainda reformas necessárias para o Brasil se recuperar e continuarmos vigilantes às necessidades do povo e ativos quanto a soluções de problemas.

Quais as medidas que o senhor está tomando para alcançar a reeleição em 2022?

Não falamos em reeleição. Falamos em trabalho. Tenho muita responsabilidade com todos aqueles que estão conosco e sempre estiveram durante esses quase 3 anos de mandato. Costumo dizer que eu não tomo nenhuma decisão sozinho. Ouço a todos e como sempre, sou servo da vontade da maioria. Sei que agora a maioria quer que continuemos focados no trabalho.

Quais as suas expectativas gerais para as eleições de 2022 no estado de Goiás?

O Governador Caiado tem feito um grande trabalho em prol do estado. Ele lutou muito no primeiro ano pelo ajuste das contas. No segundo ano veio a pandemia, mas com pulso firme e compromisso o governador conseguiu organizar as estruturas do Estado, e focado no combate à Covid-19. Agora, Goiás está pronto para deslanchar e crescer, com um líder que está fazendo sua parte com atenção especial e grande diferencial nas áreas da saúde, segurança e educação. Caiado arrumou a casa com uma gestão séria e austera. Com certeza o eleitor estará atento em como esse último ano do seu governo irá finalizar, acompanhando todos os avanços alcançados em Goiás.

Quais são suas pré-propostas que serão ofertadas aos eleitores goianos para o próximo mandato?

O eleitor precisa avaliar sempre 2 itens de cada candidato: serviço prestado e propostas. Como parlamentar digo que hoje temos o que já prestamos serviço para avaliação da população. As bandeiras que defendo hoje são as bandeiras que sempre defendi e sempre defenderei, na vida pública ou não. Com isso falo que é cedo para se avaliar sobre propostas pois ainda temos muito o que fazer, mas o trabalho já feito, esse sim sempre pode ser avaliado pela população.

Para o senhor, qual a importância do jovem eleitor? Qual a importância da representatividade jovem dentro da política brasileira?

Cada dia que passa o jovem tem ocupado mais e mais lugares de destaque e tomada de decisão. Na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), a qual presido, desenvolvemos um programa que ganhou destaque nacional, o FAEG Jovem, que prepara jovens seguindo 3 pilares: empreendedorismo, sucessão e liderança. Esses jovens estão mostrando que já estão preparados para escrever nosso futuro. Sinto orgulho deles e de tudo que estamos construindo juntos.

Qual a posição do senhor diante da representatividade feminina dentro do senado? O que o senhor acha sobre isso? Já chegou a trabalhar com mulheres dentro da política? Qual o seu sobre essa minoria, acha que deveria aumentar?

As mulheres são hoje maioria da população e tem cada vez mais se destacado em posições relevantes por seus méritos e conquistas. Trabalho diretamente com mulheres em todas as esferas e uma grande referência que tenho é a Ministra Tereza Cristina. Uma mulher competentíssima que tem uma qualificação surpreendente e tem protagonismo tanto no governo quanto na área que ela defende. Esse protagonismo dela só demonstra que o lugar delas é sim na política assim como em todas as áreas.

Como o senhor se posiciona diante da polarização entre Lula e Bolsonaro? No cenário nacional, qual sua opinião sobre a possível terceira via?

Importante dizer que sempre enxerguei na esquerda aquilo que a população clamou e culminou com o Impeachment. Bolsonaro é nosso presidente que tem um desafio grande pela frente e tem trabalhado muito. Vemos uma terceira via surgir de forma bastante fragmentada, difícil ter um espaço competitivo. Para haver reverberação da terceira via é necessário que estejam unidos.

Veja Também