Entorno do Distrito Federal será decisivo na eleição para governador do Estado

Região tem o segundo maior eleitorado de Goiás e concentra as atenções tanto de Ronaldo Caiado quanto de Gustavo Mendanha

Postado em: 07-01-2022 às 08h54
Por: Marcelo Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Entorno do Distrito Federal será decisivo na eleição para governador do Estado
Região tem o segundo maior eleitorado de Goiás e concentra as atenções tanto de Ronaldo Caiado quanto de Gustavo Mendanha | Foto: Reprodução

A classe política goiana está cada vez mais convencida de que o Entorno do Distrito Federal, com o segundo maior eleitorado de Goiás, será o grande palco da corrida pelo Palácio das Esmeraldas nas eleições de outubro.

Não é à toa que o governador Ronaldo Caiado (DEM/União Brasil) e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), considerados os dois principais candidatos do próximo pleito, têm concentrado suas atenções nas cidades dessa área.

Há quase um consenso de que, enquanto Caiado tende a ter vida mais tranquila no interior do estado, especialmente no sudoeste, onde Mendanha é pouco conhecido, o prefeito de Aparecida deve representar um desafio maior ao caiadismo na Região Metropolitana de Goiânia, a que concentra o maior número de eleitores, por ser a sua base.

Continua após a publicidade

Já o cenário no Entorno do DF, tido como um tradicional reduto do PSDB, ainda não é tão claro. O local pode ser para as eleições goianas o que Minas Gerais costuma ser para presidente, ou seja, quem ganhar lá tem grandes chances de se tornar o vencedor de toda a disputa.

O Entorno do DF, que alguns ainda nutrem o pouco provável sonho de ver como um estado separado de Goiás, engloba 19 municípios, dos quais cinco estão entre as 14 cidades goianas com mais de 100 mil habitantes, de acordo com estimativa de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

São elas: Águas Lindas de Goiás (5ª), Luziânia (6ª), Valparaíso de Goiás (7ª), Formosa (9ª) e Novo Gama (11ª). Juntas, elas ultrapassam 850 mil habitantes e servirão de base para o jornal O Hoje tentar explicar as movimentações políticas da região.

O Podemos, presidido em Goiás pelo deputado federal José Nelto, é o partido com mais prefeitos desses municípios: Dr. Lucas Antonietti (Águas Lindas de Goiás) e Gustavo Marques (Formosa).

Como o jornal O Hoje tem mostrado, o Podemos é uma das opções para Mendanha se filiar, mas, se isso ocorrer, tanto Dr. Lucas Antonietti quanto Gustavo Marques devem deixar a legenda e permanecer na base caiadista, da qual faz parte Nelto, a quem são ligados.

Caiado também conta com o apoio dos prefeitos de Luziânia, Diego Sorgatto (DEM/União Brasil), e Águas Lindas de Goiás, Pábio Mossoró (MDB), além do deputado federal Célio Silveira (de saída do PSDB e a caminho do MDB) e do deputado estadual Wilde Cambão (de saída do PSD e a caminho da União Brasil), ambos com estrutura no Entorno do DF.

Em Novo Gama, o prefeito da cidade, Carlinhos do Mangão, está no PL, da deputada federal Magda Mofatto, aliada de Mendanha, e da ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda. Ele é próximo de ambas, mas há uma especulação sobre caminhar ao lado de Caiado.

Apoiar o atual governo é um movimento natural por parte de quem tem mandato, como a maioria dos prefeitos, de olho na força da máquina estadual e seus recursos destinados a ações nos municípios.

Isso talvez explique a dificuldade de Mendanha em conquistar apoios mais relevantes no Entorno do DF. Por enquanto, ele conta com alguns vereadores e ex-vereadores, além de lideranças religiosas.

De fato, Caiado, no momento, tem mais força na região do que o prefeito de Aparecida de Goiânia, o que faz dele favorito nas eleições de 2018. Lá, o governador, vale lembrar, teve uma votação expressiva em 2018.

Contudo, a deputada estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa, Lêda Borges (PSDB), é considerada por muitos políticos locais como o principal nome do Entorno do DF na atualidade, demonstrando resistência dos tucanos.

Se o PSDB não lançar candidatura própria ao governo estadual, Lêda surge como uma possibilidade para ser vice na chapa de Mendanha. Sem dúvidas, ela é quem mais deve dar trabalho a Caiado nesse local decisivo eleitoralmente e, em um eventual segundo turno, a tendência é a de que os tucanos declarem apoio ao prefeito de Aparecida de Goiânia.

Veja Também