Daniel Vilela prepara reunião para definir estratégia eleitoral em Aparecida de Goiânia

Ideia do presidente estadual do MDB é defender o legado de Maguito Vilela no segundo maior colégio eleitoral de Goiás

Postado em: 31-01-2022 às 09h00
Por: Marcelo Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Daniel Vilela prepara reunião para definir estratégia eleitoral em Aparecida de Goiânia
Ideia do presidente estadual do MDB é defender o legado de Maguito Vilela no segundo maior colégio eleitoral de Goiás | Foto: Reprodução

O pré-candidato a vice na chapa do governador Ronaldo Caiado (DEM/União Brasil) e presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, prepara uma reunião para esta semana com o objetivo de definir uma estratégia eleitoral em Aparecida de Goiânia.

De acordo com um emedebista influente, o encontro contará com a presença de ex-secretários e ex-vereadores da cidade, além de formadores de opinião e outras lideranças locais que buscaram a cúpula do partido com interesse de fazer parte do “processo”.

A ideia do grupo de Daniel é focar na defesa do legado de seu pai, Maguito Vilela, que foi prefeito de Aparecida de Goiânia entre 2009 e 2016. “Nós que fizemos tudo o que está lá”, afirma um ex-secretário.

Continua após a publicidade

Sucessor de Maguito, Gustavo Mendanha (sem partido) rompeu com o presidente do MDB goiano, seu amigo pessoal, e deixou a sigla, no final de setembro do ano passado, por não aprovar a aliança com Caiado.

Ele estaria, nas palavras do presidente do diretório estadual do PL, Flávio Canedo, “99,9% fechado” com a legenda que também abriga o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição. Há ainda a possibilidade de filiação a outros partidos, como Podemos, Pros e Patriota.

Embora ambos digam que as portas continuam abertas, é fato que a relação entre Daniel e Mendanha ficou estremecida. “A reunião em Aparecida não é pessoal”, garante um líder histórico do MDB que participa das articulações.

“Como pré-candidato a vice-governador, Daniel tem a responsabilidade de buscar uma votação expressiva em Aparecida de Goiânia”, argumenta. “A partir de agora, ele vai voltar sua atenção e dar prioridade à cidade, que é extremamente importante por ter o segundo maior colégio eleitoral do estado.”

“E a reunião nesta semana servirá justamente para estruturar nossa estratégia pensando em resgatar o legado de Maguito e conquistar uma votação condizente com o peso de Aparecida de Goiânia”, enfatiza o emedebista.

Pesquisa

A cúpula do MDB recebeu com entusiasmo a pesquisa Serpes, contratada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), em que Caiado aparece na liderança, com 37,1%, seguido do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e de Mendanha, com 14,1% e 13%, respectivamente.

Há uma percepção de que, no caso de Marconi, o desempenho do tucano pode ser atribuído mais ao fato de que ele é conhecido pela população e não necessariamente que tem essa intenção de voto.

Em relação a Mendanha, o sentimento emedebista é o seguinte: caso mantenha a terceira colocação na próxima pesquisa, ele terá que repensar se realmente vale a pena deixar a Prefeitura de Aparecida de Goiânia para se arriscar na disputa pelo Palácio das Esmeraldas.

“Em 2020, a população reelegeu Mendanha com mais de 95% para um mandato de quatro anos”, lembra um aliado de Daniel. “E também dá para discutir o que destes 95% foi mérito próprio ou legado de Maguito.”

Consolidação

O foco em Aparecida de Goiânia que o presidente estadual MDB deve imprimir nas próximas semanas, vale contextualizar, ocorre em um momento de consolidação de seu nome como candidato a vice de Caiado, após meses de insatisfações de alguns setores da base governista.

Claro que ainda há resistências, mas a recente conversa de Daniel com o deputado federal José Nelto e o prefeito de Catalão, Adib Elias, dois ex-emedebistas que tendem a deixar o Podemos em breve, além da nomeação do jornalista Gean Carvalho, seu tio, como secretário de Comunicação, indicam que sua presença na chapa caiadista é mesmo para valer.

Veja Também