Gustavo Mendanha deve ter israelenses na elaboração do plano de governo

Objetivo é contar com ajuda de especialistas principalmente da área de tecnologia, na qual o país do Oriente Médio é referência

Postado em: 16-03-2022 às 08h14
Por: Marcelo Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Gustavo Mendanha deve ter israelenses na elaboração do plano de governo
Objetivo é contar com ajuda de especialistas principalmente da área de tecnologia, na qual o país do Oriente Médio é referência | Foto: Reprodução

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), um dos principais governadoriáveis de oposição, pretende contar com a ajuda de especialistas de Israel na elaboração de seu plano de governo, a ser apresentado durante a campanha eleitoral.

A ideia é que os israelenses contribuam especialmente na área de tecnologia, na qual o país do Oriente Médio é referência. O ecossistema tecnológico de Israel é o terceiro melhor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido, de acordo com relatório divulgado em 2021 pelo centro de pesquisa StartupBlink.

Há uma expectativa de que as propostas de Mendanha tenham um foco específico no campo devido à característica natural de Goiás como um estado voltado para o agronegócio, um dos mais importantes setores da economia goiana.

Continua após a publicidade

Um dos responsáveis por intermediar o contato entre o pré-candidato a governador e os especialistas de Israel é Yossi Shelley, ex-embaixador do país no Brasil. Ele, a propósito, tem algum conhecimento sobre a realidade do agro em Goiás.

No início de 2018, quando ainda chefiava a representação diplomática israelense em Brasília, Shelley liderou uma missão oficial de três dias ao estado. Na oportunidade, ele visitou produtores rurais de Rio Verde e Jataí justamente para discutir possíveis parcerias na área de tecnologia.

O ex-embaixador de Israel, vale dizer, é um amigo pessoal de Mendanha, a ponto de ter sido convocado, conforme mostrou o jornal O Hoje, para tentar aproximar o prefeito de Aparecida de Goiânia e o presidente Jair Bolsonaro (PL), com quem também mantém relação estreita.

Shelley anunciou a saída do país há mais de um ano, em fevereiro de 2021. O posto no Brasil, onde chegou em 2017, foi o primeiro na diplomacia. Empresário, Shelley voltou a Israel e mora em sua cidade natal, Berseba.

Pouco mais de dois meses atrás, ele esteve em Aparecida de Goiânia e participou, ao lado de Mendanha, da entrega de kits escolares para crianças. “O investimento do material foi de milhões de reais e só demonstra, mais uma vez, a preocupação da atual gestão com a qualidade do ensino e progresso da sociedade aparecidense”, escreveu nas redes sociais.

“Como eu sempre digo em meus discursos, a educação é o único caminho real de combate ao crime e precisa ser levada a sério, receber investimentos e toda a atenção necessária e merecida do poder executivo”, completou o ex-embaixador israelense.

Shelley e Mendanha intensificaram a relação a partir de 2017. Há, por exemplo, tecnologia israelense em iniciativas do projeto de cidade inteligente, considerada a principal marca da gestão mendanhista. Além disso, Aparecida de Goiânia e Berseba têm uma parceria de cidades-irmãs.

Em abril de 2018, na comemoração dos 70 anos do Estado de Israel, Mendanha marcou presença em uma festa organizada pela Embaixada, em Brasília. Bolsonaro, à época um deputado federal do baixo clero e pré-candidato a presidente tido pela maioria como azarão, também estava lá, sentado ao lado de Shelley.

Na ocasião, recheada de políticos e outros embaixadores, o prefeito de Aparecida de Goiânia era a maior autoridade goiana. O então governador, José Eliton (PSDB), tinha tomado posse há poucos dias e foi representado por auxiliares de terceiro escalão.

A amizade entre ambos prosperou e, em 2019, Mendanha foi convidado para assumir a presidência da Câmara de Cooperação Israel-Brasil Central (CCOPIB), que tem sede na Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO).

Nas redes sociais, o prefeito de Aparecida de Goiânia é uma figura frequente nas publicações de Shelley, assim como Bolsonaro e pessoas ligadas ao governo federal. No aniversário de Mendanha, em 7 de outubro, o ex-embaixador israelense chegou a publicar um vídeo dizendo que ele “vai conseguir todos os desafios”, inclusive no “governo estadual”.

Depois que Mendanha oficializou sua pré-candidatura ao Palácio das Esmeraldas, o ex-embaixador de Israel voltou a comentar sobre ele nas redes sociais, afirmando estar “muito feliz” pela decisão de seu “grande amigo”.

“Quem o acompanha de perto sabe o quanto o prefeito tem garra, competência e está mais que preparado para encarar este desafio. Desde já, gostaria de manifestar o meu total apoio ao candidato e minha disposição para ajudá-lo nessa grande conquista”, escreveu.

O prefeito de Aparecida de Goiânia comentou na publicação, agradecendo-o pelas palavras. O mesmo fez a primeira-dama, Mayara Mendanha: “Obrigado pelo companheirismo e por sempre estar nos apoiando”.

Veja Também