Para Bolsonaro, vitória de Lula no Nordeste ocorre por ‘analfabetismo’ e ‘falta de cultura’

O mandatário ainda culpou as gestões petistas pelos baixos índices de desenvolvimento local

Postado em: 06-10-2022 às 08h34
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Para Bolsonaro, vitória de Lula no Nordeste ocorre por ‘analfabetismo’ e ‘falta de cultura’
O mandatário ainda culpou as gestões petistas pelos baixos índices de desenvolvimento local | Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) declarou na última quarta-feira (5/10) que a vitória de Lula (PT) no Nordeste do país ocorreu por “analfabetismo” e “falta de cultura” dos moradores da região.

O mandatário ainda culpou as gestões petistas pelos baixos índices de desenvolvimento local. “Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores na região”, disse Bolsonaro em transmissão ao vivo nas redes sociais..

A região Nordeste foi onde Luiz Inácio Lula da Silva teve a maior diferença de votos sobre Bolsonaro. Foram 67% dos votos válidos em favor do petista, contra 26,8% de seu adversário. Lula também venceu na região Norte, enquanto Centro-Oeste, Sul e Sudeste ficaram com Bolsonaro.

Continua após a publicidade

“Esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva o desemprego, leva a falta de esperança. É assim que age a esquerda no mundo todo”, continuou o presidente.

Leia também:

Novas estratégias

A campanha bolsonarista já avalia que a reeleição só será possível se houver redução na diferença de votos dos eleitores nordestinos. Pensando nisso, materiais de campanha focados na região já começam a ser produizidos.

Bolsonaro já tenta amenizar as críticas feitas por apoiadores à região. Na terça-feira (4), o presidente disse que tentar culpar os nordestinos por não ter vencido o pleito não é correto.

Veja Também