PT e União Brasil ganham em 4 estados cada; MDB, PSB e PSDB ficam com 3

O PT reafirmou sua liderança histórica na região Nordeste do país, enquanto o União Brasil fica com as regiões dominadas pelo agronegócio

Postado em: 31-10-2022 às 09h45
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: PT e União Brasil ganham em 4 estados cada; MDB, PSB e PSDB ficam com 3
O PT reafirmou sua liderança histórica na região Nordeste do país, enquanto o União Brasil fica com as regiões dominadas pelo agronegócio | Foto: Reprodução

As eleições para 12 governos estaduais foram definidas ontem (30/10), junto à definição do novo presidente da República a partir de 1º de janeiro de 2023. O Partido dos Trabalhadores (PT) e o União Brasil (UB) foram os maiores vencedores, conquistando 4 estados cada.

O PT reafirmou sua liderança histórica na região Nordeste do país, com vitória na Bahia, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Já o União Brasil consolidou seus governos em estados com economia fortemente ligada ao agronegócio, como Goiás e Mato Grosso, mas também em Rondônia e Amazonas.

Na sequencia do ranking vem MDB, com vitória no Pará, Alagoas, e Distrito Federal; PSB, com vitória no Maranhão, Paraíba e Espirito Santo; e PSDB, em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Continua após a publicidade

Leia também: Lula vence nos municípios do norte goiano, Bolsonaro conquista centro e sul; confira o mapa

PT e União Brasil

O Partido dos Trabalhadores (PT) terminou o primeiro turno com três governadores eleitos. Os nomes escolhidos foram Elmano de Freitas, no Ceará; Rafael Fonteles, no Piauí; Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte e Jerônimo Rodrigues na Bahia.

A sigla ainda disputou o segundo turno em outras três unidades da Federação: Santa Catarina, São Paulo — maior colégio eleitoral — e Sergipe.

Legenda resultante da fusão entre PSL e DEM, o União Brasil estreou nas eleições de 2022. Ronaldo Caiado, em Goiás, e Mauro Mendes, em Mato Grosso, venceram no primeiro turno das eleições. No segundo turno, foram definidos Wilson Lima, no Amazonas, e Marcos Rocha em Rondônia.

Veja Também