O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Ato

Goianienses preparam caravanas para a posse de Lula e Alckmin

Presidente e o vice eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) tomam posse em 1º de janeiro, em Brasília

Postado em 26 de dezembro de 2022 por Francisco Costa

O presidente e o vice eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Gerlado Alckmin (PSB) tomam posse em 1º de janeiro, em Brasília. Estão previstos, como de costume, atos simbólicos como a passagem da faixa presidencial – que não deverá ser feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) –, desfile a céu aberto, sessão solene no Congresso, mas também eventos diversos. Em Goiânia, diversas caravanas são preparadas para participar do momento democrático. 

Ex-candidato a prefeito de Goiânia e suplente de deputado estadual pelo PT, Fábio Júnior organiza oito ônibus que sairão da capital às 6h do dia 1o rumo a Brasília. Ele explica que, junto com ele, outras pessoas também organizam viagens na data, como lideranças políticas e de bairro, presidentes sindicais, populares e até estudantis. 

“Eu estou organizando oito ônibus. Mas sei de outros como os da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), União Estadual dos Estudantes (UEE), Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação do Estado de Goiás (SINT-IFESgo) e mais. Devem sair, pelo menos, 100 ônibus, só de Goiânia.”

Ele cita que a programação cultural começa por volta das 12h. A posse, às 14h. “Depois disso, retorna a programação cultural. Ficaremos em Brasília até às 21h. Aí voltamos para Goiânia.” 

Os ônibus devem deixar os viajantes perto da esplanada e irão para os estacionamentos organizados pela cidade. Existem caravanas gratuitas, bancadas por apoiadores, e caravanas que estão sendo articuladas por vaquinha ou entre os passageiros. “As vaquinhas estão girando em torno de R$ 60 e R$ 70”, explica Fábio. 

“Passo importante na história”

Coordenadora de comunicação do SINT-IFESgo, Aymê Sousa irá para posse com o ônibus do sindicato. Para ela, a solenidade “representa um passo importante na história do País. Representa uma vitória para o povo brasileiro, um novo capítulo na história do Brasil que felizmente terá um governo para e pelo povo”. 

Ela também cita que o momento será “a festa da democracia”, que resistiu à tentativas de golpes nos últimos anos. Questionada sobre o que espera do dia 1o, ela resume: “Que seja uma posse tranquila, com respeito, segurança e muita festa.”

Programação

O Festival do Futuro, que contará com uma série de apresentações artísticas, tem início às 12h. Ele é organizado pela equipe de transição com coordenação da primeira-dama Janja (Rosângela da Silva). Serão dois palcos na Esplanada dos Ministérios, mas também terá telões para o público para os artistas e as solenidades de posse. 

Vale citar, os palcos terão o nome de Gal Costa e Elza Soares. Os artistas confirmados são: Margareth Menezes, Paulinho da Viola, Pabllo Vittar, BaianaSystem, Gabi Amarantos, Duda Beat, Martinho da Vila, Os Gilsons, Luedji Luna, Tereza Cristina, Fernanda Takai, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Tulipa Ruiz, Maria Rita, Almério, Valesca Popozuda, Juliano Maderada, Paulo Miklos, Zélia Duncan, Thalma de Freitas, Francisco el Hombre, Jards Macalé, Geraldo Azevedo, Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves.

Em relação as solenidades: de 13h45 às 14h30 ocorre a chegada dos Chefes de Estado e de Governo e de autoridades e convidados. Até às 14h30, também chegam Lula e Alckmin na Catedral Metropolitana de Brasília. Depois, eles saem em cortejo rumo ao Congresso Nacional, onde serão recebidos pelos presidentes Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Às 15h começa a sessão solene de posse. 15h40 o presidente e o vice vão para a sala de audiências da presidência do Senado. Às 16h, eles vão para a área externo do Palácio e, então, começam as honras militares e, em seguida, a dupla vai para o Palácio do Planalto.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também