Eliton prega equilíbrio na gestão

Governador disse durante abertura da Tecnoshow que vai continuar seguindo a trilha do trabalho, sem as “picuinhas da política”

Postado em: 10-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Eliton prega equilíbrio na gestão
Governador disse durante abertura da Tecnoshow que vai continuar seguindo a trilha do trabalho, sem as “picuinhas da política”

Lucas de Godoi*

Continua após a publicidade

Em sua primeira agenda externa após assumir o comando do Estado, o governador José Eliton discursou ontem em Rio Verde e destacou que seu governo será marcado por “muito equilíbrio, prudência, jamais gritos, bravatas, arroubos, frases feitas”. O compromisso a abertura, ao lado de várias autoridades locais, regionais, estaduais e nacionais, da Tecnoshow Comigo 2018, referência na geração e difusão de tecnologias agrícolas e pecuárias ao produtor rural. Entre os convidados estava o senador Ronaldo Caiado (EM), pré-candidato ao governo do Estado. 

A feira está entre as quatro principais feiras de tecnologia rural do País, a maior do Centro-Oeste. Ao discursar na solenidade, José Eliton disse que vai continuar seguindo a trilha do trabalho “para fazer de Goiás um Estado que possa orgulhar a todos os goianos”. Ele também destacou a importância de começar sua gestão por Rio Verde. “Deus quis que eu pudesse iniciar essa jornada pela minha terra natal. Sempre falo que tenho duas naturalidades, uma por nascimento, outra por adoção. Uma em Rio Verde, que fica na região mais rica de Goiás, e outra na região mais pobre, em Posse. Ambas fizeram e fazem ser o que sou, uma pessoa sensível para cumprir o desiderato que me cabe com muita obstinação para vencer”.

Sobre a expectativa de sua administração, Eliton respondeu que os rumos que podem esperar. “Muitos perguntam o que esperar de mim. Eu respondo que podem esperar muito equilíbrio, prudência, jamais gritos, bravatas, arroubos, frases feitas. Tenham sempre a certeza que estarei presente para buscar as melhores soluções para Goiás. É assim que me pautarei como governador presente e atuante”.

O governador também prometeu voltar à cidade em breve, desta vez para entregar recursos do programa Goiás na Frente, “sem as picuinhas da política”. Destacou que até 30 de junho estará na cidade para inaugurar oficialmente a reforma e a construção da terceira faixa da rodovia para Montividiu. José Eliton foi recebido por centenas de lideranças regionais e fez questão de enaltecer o governo de Marconi Perillo, na sua concepção “o homem que projetou este Estado. Goiás caminha à frente do Brasil, respira progresso, um conjunto de obras sem precedentes”.

Encerrou garantindo aos prefeitos “que no Palácio Pedro Ludovico vocês têm um parceiro e amigo. Esperem de mim um homem determinado, que não teme cara feia, não teme rastro de onça. Venha o desafio que vier, sempre venceremos”.

Reconhecimento

O deputado Karlos Cabral, vice-presidente da comissão de agricultura da Assembleia Legislativa, fez questão de registrar que o governador José Eliton é filho de Rio Verde e um batalhador pelas causas da região sudoeste. Sugeriu que o governador crie uma agenda do agronegócio em Rio Verde “para destravarmos algumas questões, como a Plataforma Multimodal de Santa Helena”. 

Já o deputado federal Heuler Cruvinel, representante da frente parlamentar de agricultura na Câmara Federal, desejou êxito ao governador, lembrando que, como vice-governador, ele fez muito por Rio Verde e região. “Que o senhor possa dar sequência a este belo trabalho que vem sendo realizado em Goiás nesses últimos 18 anos”, ressaltou sobre os ganhos do programa de pavimentação e reconstrução de rodovias.

A abertura da solenidade foi feita por Tarcila Ferguson, atleta e campeã brasileira de provas de 3 tambores em cavalos e neta de John Lee Ferguson, um dos fundadores da Comigo que, empunhando a bandeira brasileira, entrou no auditório ao som do hino nacional.

 

Governador fala em respeito ao Judiciário 

O governador José Eliton visitou o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) nesta segunda-feira, como “demonstração de respeito, de reconhecimento da importância do Judiciário”, classificou. O governador frisou que a visita é mais forte do que a função protocolar e recebeu do presidente do TJ-GO, desembargador Gilberto Marques Filho, a confiança de que terão uma boa relação. 

“Faço isso com muito mais alegria do que um gesto litúrgico. Fiz questão de, no primeiro dia de trabalho, vir reconhecer a importância de zelar pela harmonia na relação institucional dos poderes. Demonstrar apreço por essa harmonia, mantendo a independência e autonomia dos poderes. Estou muito feliz de vir aqui hoje e quero me colocar à inteira disposição do Judiciário; como parceiro, como alguém que tem essa compreensão”, afirmou José Eliton na tarde de ontem. 

Gilberto Marques Filho agradeceu pelas palavras do governador e afirmou que os poderes estão ombreados. “Essa parceria é muito importante e tenho certeza de que continuaremos a ter uma boa relação. Agradecemos pelo gesto de respeito e consideração, pela atenção que o senhor, junto ao ex-governador Marconi Perillo, sempre teve conosco”, disse em aprovação ao gesto de Eliton.

“O Judiciário tem gratidão pelo senhor. Foi sempre um grande colaborador e parceiro”, declarou o ex-presidente do TJ, o desembargador Leobino Valente Chaves, que ainda destacou que Eliton sempre foi um companheiro importante, que buscou ajudar a instituição a resolver demandas.

O desembargador Walter Carlos Lemes afirmou que o a instituição deposita toda a confiança no governador. “Nosso relacionamento institucional será da melhor forma possível”, pontuou. O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Wilton Muller Salomão, também participou da reunião e endossou agradecimentos a José Eliton pelo bom relacionamento entre os poderes.

Ainda na reunião, o presidente do TJ apresentou ao governador a demanda do aumento do número de vagas de desembargadores na Corte; um pleito antigo, conforme sublinhou. José Eliton ponderou que as decisões serão tomadas sempre levando-se em consideração o equilíbrio da saúde fiscal e econômica do Estado. “Mas sempre que tivermos condições adequadas, colocaremos em prática aquilo que é justamente reivindicado pelo Judiciário. Vamos estudar isso, e quando tivermos autorização orçamentária poderemos dar mais esse salto qualitativo para o Judiciário goiano”, afirmou.

Visita à OAB

José Eliton visitou também a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO) e destacou que a entidade é a casa que o projetou, tanto do ponto de vista profissional, quanto para o ingresso na vida pública. “Venho reafirmar os compromissos com a Constituição da República, com uma agenda em que a gente possa, respeitando a independência da Ordem dos Advogados do Brasil, construir conjuntamente soluções para o dia a dia do cidadão”, afirma. Ele foi presenteado pelo presidente Lúcio Flávio com uma placa alusiva aos 85 anos da OAB-GO.

O governador foi recebido pelo presidente e demais membros da diretoria, quando destacou o papel histórico da Ordem para a redemocratização e consolidação da democracia no país. “Tenho uma gratidão à OAB, tenho um respeito muito grande pela democracia”, disse. “Estou aqui para render homenagens à advocacia goiana e do Brasil”, acentuou. “Eu venho aqui para dizer que respeito esta carreira que, pela Constituição da República, é fundamental para a oferta de jurisdição aos cidadãos”, reforçou.

Para o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio, a visita do governador à entidade da qual ele é egresso representa muito para a categoria. “Mostra o respeito e deferência”, diz. Lúcio Flávio afirmou ainda que “ter certeza que começamos hoje um relacionamento republicano, institucional de primeira linha”. “Faremos muito para contribuir com o bom trabalho que, tenho certeza, José Eliton fará nesses meses que tem pela frente”, destacou. (*Especial para O Hoje)  

Inaugurações e título de cidadão em Gameleira 

No primeiro dia útil no comando administrativo do Estado, o governador José Eliton entregou obras e recebeu homenagens em Gameleira de Goiás, onde repassou recursos do programa Goiás na Frente e inaugurou um ginásio de esportes. Em solenidade na Câmara de Vereadores, Eliton recebeu o título de cidadão da gameleirense. Na  oportunidade, entregou ao prefeito Wilson Júnior um cheque simbólico de R$ 166.666,66 referente à 4ª parcela do Goiás na Frente,  de um total de R$ 1 milhão.

O governador agradeceu a homenagem e disse que “gestos valem mais que palavras”. Destacou que começa o governo com “o pé direito”, entregando obras e benefícios.  José Eliton aproveitou para fazer um reconhecimento público do trabalho que faz o deputado federal Roberto Balestra pelo município e também o papel histórico desempenhado pelo ex-deputado Sebastião Caroço, que articulou na Assembleia  Legislativa, quando exerceu mandato de deputado, a criação do município de Gameleira.

Ao parabenizar o deputado Talles Barreto, responsável pela fiscalização dos convênios do Goiás na Frente, disse que nada menos que 180 municípios já foram contemplados. Também fez referência ao fundador de Gameleira, o ex-deputado estadual José Dênisson, que teve papel decisivo na luta pela criação do município.

Eliton brincou com o prefeito Issy Quinan, de Vianópolis, um dos homenageados do dia em Gameleira, chamando de Issy Paraguaçu – explicou que referência é ao personagem Odorico Paraguaçu, porque o prefeito utilizou parte dos recursos do Goiás na Frente para construção de um cemitério.

“Hoje uma data muito especial, muito feliz, que tenho a oportunidade de comandar os destinos de Goiás. Faço com a mesma responsabilidade que teve o ex-governador Marconi Perillo”, disse, acrescentando que não faz política olhando para o retrovisor. José Eliton afirmou ainda que o dia de ontem foi histórico, porque teve a oportunidade de iniciar a agenda visitando Rio Verde, sua terra natal, depois Gameleira, a primeira cidade da qual recebe título de cidadania como governador e também o primeiro município que recebeu os recursos do programa Goiás na Frente e inaugurou obras.

O governador assinalou ainda que “algumas coincidências marcam a vida da gente”. Por exemplo, o então distrito de Gameleira foi inaugurado em 27 de agosto de 1967, exatamente o dia em que nasceu, no ano de 1972. Coincidentemente é a primeira cidade que visitou para inaugurar obras, no primeiro dia útil como governador.

O último compromisso do governador em Gameleira foi inaugurar o ginásio de esportes do município. Ele deu o pontapé inicial do jogo inaugural, que contou a presença dos ex-atletas de futebol profissional Alex Dias, Pituca, Marcelo Borges, Reidner, entre outros. 

Veja Também