Posição sobre garimpo em terras indígenas causa racha entre senadores do PSB

Líder do partido no Senado, Kajuru se posicionou contra a postura pró-garimpo adotada pelo companheiro de partido

Postado em: 23-02-2023 às 12h17
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Posição sobre garimpo em terras indígenas causa racha entre senadores do PSB
Líder do partido no Senado, Kajuru se posicionou contra a postura pró-garimpo adotada pelo companheiro de partido | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

As opiniões a respeito do garimpo em terras indígenas Yanomamis tem dividido os senadores Jorge Kajuru e Chico Rodrigues, do PSB. Líder do partido no Senado, Kajuru se posicionou contra a postura pró-garimpo adotada pelo companheiro de partido.

Segundo o senador goiano, tanto ele quanto o PSB posicionam-se contra o garimpo nas terras. “Respeito a postura individual do senador Chico Rodrigues, mas as imagens que o mundo tem visto recentemente demonstram claramente que o garimpo na região é um dos fatores que contribuíram para a crise humanitária”, disse Kajuru, por meio de nota ao portal Metrópoles.

No documento, o líder do PSB exaltou a postura adotada pelo governo Lula. “O Poder Executivo age corretamente ao combater o garimpo ilegal e proteger os indígenas, primeiro passo para a solução do problema”.

Continua após a publicidade

Recém-filiado ao PSB, Chico Rodrigues ocupa a presidência da Comissão Temporária Externa para acompanhar a crise Yanomami. Próximo de Bolsonaro nos últimos quatro anos, ele tem sido criticado pela esquerda por sua postura pró-garimpo.

Atualmente, o PSB conta com quatro parlamentares no Senado Federal. Além de Kajuru e Chico Rodrigues, representam a sigla Flávio Arns e Ana Paula Lobato.

Leia também: Kajuru deixa Podemos e se filia ao PSB

Veja Também