Câmara debate projeto que cria pensão para filhos de mães vítimas de feminicídio

O texto teve o regime de urgência aprovado nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher

Postado em: 09-03-2023 às 11h54
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmara debate projeto que cria pensão para filhos de mães vítimas de feminicídio
O texto teve o regime de urgência aprovado nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher | Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados pode votar nesta quinta-feira (9/3) o Projeto de Lei que institui pensão especial a ser paga a crianças e adolescentes filhos de mães vítimas de feminicídio.

A medida consta do Projeto de Lei 976/22, de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e outras. O texto teve o regime de urgência aprovado nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

“O impacto [do projeto nas finanças públicas] é pequeno, há acordo com o governo e tem grande relevância”, afirmou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Continua após a publicidade

O projeto

Também está na pauta desta quinta-feira os requerimentos de urgência do PL 3/23. A proposta é criar um protocolo para atender mulheres vítimas de violência sexual ou assédio em discotecas, bares, restaurantes e outros espaços de lazer. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Batizado como “Protocolo Não é Não”, ele prevê que os estabelecimentos deverão manter pessoal treinado para agir em caso de denúncia de violência ou assédio a mulher, inclusive para preservação de provas, e disponibilizar recursos para que a denunciante possa acionar a polícia ou regressar ao lar de forma segura.

Também deverão manter serviço de filmagem interna e externa, e divulgar informações sobre o protocolo, em local visível, com telefone para acesso imediato pelas vítimas. O estabelecimento que não implantar o protocolo ficará sujeito a multa.

Inspiração

Segundo a deputada Maria do Rosário (PT-RS), o “Protocolo Não é Não” é similar ao implantando na cidade de Barcelona (Espanha), conhecido como “No Callem”, para combater a violência sexual em espaços privados noturnos. O protocolo foi aplicado recentemente no episódio que envolveu o jogador de futebol Daniel Alves, acusado de estuprar uma mulher em uma boate da cidade.

“Frequentar discotecas ou estabelecimentos noturnos, eventos festivos e esportivos, bares, restaurantes ou qualquer outro estabelecimento de grande circulação de pessoas é um direito de todas as mulheres. Não pode ser lugar de assédio e violência”, disse Maria do Rosário.

“O objetivo do protocolo é proteger a vítima e prevenir episódios, mas também se estende à responsabilização do agressor, ao acionar o sistema de segurança pública”, completou.

Veja Também