“Não vou admitir desvio de comportamento”, diz Caiado a secretários

Governador reuniu com auxiliares, cobrou manutenção de bons índices e indicou que não terá tolerância para suspeitas de corrupção

Postado em: 26-04-2024 às 07h30
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: “Não vou admitir desvio de comportamento”, diz Caiado a secretários
Segundo relatos feitos ao HOJE, a reunião teve caráter objetivo e Caiado foi enfático ao solicitar empenho dos secretários para “não deixar a peteca cair”, postura que ele estima manter até o fim do mandato | Foto: Divulgação/Secom Goiás

Após diversas pesquisas apontarem nos últimos meses a boa taxa de aprovação do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) entre o eleitorado goiano, o chefe do Executivo estadual reuniu seu secretariado na manhã de quinta-feira (25) para cobrar a manutenção dos bons índices obtidos pelo governo de Goiás e falou que não terá “segunda chance” para desvios de comportamento — em alusão a suspeitas de corrupção na administração.

Segundo relatos feitos ao HOJE, a reunião teve caráter objetivo e Caiado foi enfático ao solicitar empenho dos secretários para “não deixar a peteca cair”, postura que ele estima manter até o fim do mandato. Na hipótese de suspeitas de corrupção, gastos injustificados, desvios éticos e irregularidades apontadas na administração pública, o governador indicou aos auxiliares que não haverá tolerância.

“Nunca admiti e não vou admitir desvio de comportamento de quem quer que seja. Para desvio de comportamento, não existe segunda chance”, afirmou o gestor.

Continua após a publicidade

Caiado também pediu ao secretariado foco no planejamento do governo e entrega de relatórios e cronogramas de obras em andamento. Segundo auxiliares do Palácio das Esmeraldas, o governador não quer ter a marca de ações inacabadas ao término do seu mandato. Com a aproximação da eleição municipal, a reunião, no entanto, não influiu em assuntos voltados à articulação política, ainda de acordo com relatos. 

De acordo com o levantamento da Genial/Quaest divulgado no início deste mês, 86% da população goiana aprova o desempenho do governador de Goiás, a melhor avaliação entre todos os governadores. “Temos de levantar todos os dias cedo com a mesma disposição e o mesmo brilho nos olhos do primeiro dia de governo”, disse Caiado na reunião. 

O governador tem se apresentado em entrevistas e viagens como possível pré-candidato a presidente da República na eleição de 2026. Ele é visto por pares como o nome mais apropriado da direita para disputar o Palácio do Planalto e o espólio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No entanto, Caiado também deve encarar o desafio de tornar o seu nome conhecido no cenário nacional, caso não desista do projeto presidencial de 2026. A Genial/Quaest também explorou outro panorama com os potenciais pré-candidatos à Presidência da República na eleição de 2026. Os resultados revelam que o chefe do Palácio das Esmeraldas é desconhecido por 65% dos eleitores nos estados de São Paulo e Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do país, respectivamente. 

Conforme mostrou reportagem do HOJE, em que pese na avaliação de Caiado os bons resultados de aprovação nas áreas de segurança pública (69%), educação (67%) e geração de emprego e renda (62%), para o cientista político Guilherme Carvalho há outras coisas em jogo na seara da disputa presidencial. “O grande desafio de Caiado é se tornar conhecido. A pauta que ele tem que vender é a pauta do que deu certo [em Goiás] e tentar reverberar isso a nível nacional. Fora isso, não tem muito o que ele possa fazer. O que ele pode fazer é tentar conseguir palanque do Bolsonaro, mas a gente sabe o quanto isso é complexo”, disse em entrevista. 

Ainda segundo a Genial/Quaest, Goiás tem a segurança pública e a educação mais bem avaliadas entre quatro estados pesquisados – incluindo São Paulo, Minas Gerais e Paraná. De acordo com o governo estadual, nos últimos cinco anos, Goiás apresentou uma redução histórica dos principais indicadores criminais. 

Veja Também