Projeto quer incluir discurso antivacina entre os crimes de responsabilidade do presidente

Conforme a proposta, denúncia poderá ser feita por qualquer cidadão perante a Câmara dos Deputados

Postado em: 14-03-2023 às 14h25
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto quer incluir discurso antivacina entre os crimes de responsabilidade do presidente
Conforme a proposta, denúncia poderá ser feita por qualquer cidadão perante a Câmara dos Deputados. | Foto: Câmara

Um Projeto de Lei (PL) de autoria da deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) visa determinar que discursos e atos antivacina, bem como o negacionismo científico, sejam considerados crimes de responsabilidade do presidente da República.

O texto, em análise na Câmara dos Deputados, altera a Lei de Crimes de Responsabilidade acrescentando a medida ao rol de crimes já previstos, como atos contra a probidade administrativa e a lei orçamentária.

Nesse caso, a denúncia poderá ser feita por qualquer cidadão perante a Câmara dos Deputados, onde será formada comissão especial para decidir se o pedido deve ser ou não ter continuidade. Se aprovada pelo colegiado, a denúncia segue para deliberação do Plenário.

Continua após a publicidade

“A postura do então presidente Jair Bolsonaro, que se opôs radicalmente às políticas de isolamento social e ao uso de máscaras, além de promover um medicamento de eficácia não comprovada para tratamento da Covid-19, foram relevantes para a expansão do vírus no País e, consequentemente, para o crescimento do número de vítimas fatais da doença”, justificou Sâmia.

O texto também inclui a medida no rol das infrações político-administrativas de prefeitos sujeitas à cassação do mandato.

Tramitação

A proposta ainda será despachada para análise pelas comissões da Câmara.

Veja Também