Audiência na Alego vai orientar secretários de educação sobre formas de captação de recursos

Haverá apresentação do FNDE, os programas e ações, entre outros pontos de interesse aos secretários municipais de educação

Postado em: 21-03-2023 às 10h14
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Audiência na Alego vai orientar secretários de educação sobre formas de captação de recursos
Haverá apresentação do FNDE, os programas e ações, entre outros pontos de interesse aos secretários municipais de educação | Foto: Divulgação

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove nessa semana uma audiência pública com secretários municipais de educação para orientar sobre formas de captação de recursos para investimento no setor. A audiência será na quinta-feira (23/3), às 9h, no auditório 2, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Segundo a parlamentar, o objetivo é capacitar os gestores municipais sobre a forma correta de acessar as verbas federais destinadas à educação. “É preciso ter os projetos para que, ao demandar aquela necessidade específica do município, eles saibam como reivindicar, como encaminhar o seu pedido para que possa ser atendido”, explica.

Presidente da Comissão de Educação da Alego, Bia de Lima lamenta episódios em que municípios deixam de receber uma verba federal para aplicação na área por desconhecimento do gestor quanto à documentação necessária ou como elaborar um projeto.

Continua após a publicidade

“Muito além de só usar do discurso, da retórica, vamos, com os técnicos que virão, instrumentalizar, instruir os secretários da educação dos municípios para que eles possam compreender como conseguir chegar a uma verba para uma obra, para um benefício, para um investimento”, argumenta a deputada.

Ainda segundo a deputada, a audiência pública é também uma forma educativa de ajudar os gestores a desenvolver os projetos de acordo com as recomendações técnicas do ministério. “Como deputada do Presidente Lula, eu quero ajudar em tudo, por tudo, mas é preciso, como sabemos bem, ter os documentos, os projetos formalizados e, para essa formalização, é preciso instruí-los”, afirma.

Participação

Mais de 60 municípios já se inscreveram para participar da audiência pública que terá como convidados técnicos do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, responsável por oferecer “aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino”.

Dentro da programação está a apresentação do FNDE, os programas e ações, a Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil, do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – SIMEC, e do PAR.

Além dos secretários municipais, participarão representando a Secretaria Estadual de Educação – Seduc, a Gerente de Fiscalização e Acompanhamento de Obras, Bruna da Câmara Pinto Cremonesi; o Assessor de Acompanhamento e Execução de Recursos, Carlos Neuclimar Vieira, e Gerente de Captação de Recursos e Acompanhamento de Processos, Douraides Sousa Ribeiro Chaves, e a Gerente de Programas e Recursos, Édila Silveira Fonseca Carneiro.

Já pela Secretaria Municipal de Educação de Goiânia participarão: Fernanda Santana Ramos Rosa, Gerente de Planejamento e Ações Articuladas e as técnicas Dayana Lopes de Menezes e Gislainy Jorge Mesquita.

Leia também: Após vitórias em ações judiciais, Marconi deve focar em reconstruir confiança junto aos goianos

Veja Também