Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Ministro diz que indicação de Zanin ao STF seria “obviedade das obviedades”

Márcio Franças fez defesa ao advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Lava Jato por ser "fiel e leal"

Postado em: 27-03-2023 às 08h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministro diz que indicação de Zanin ao STF seria “obviedade das obviedades”
Márcio Franças fez defesa ao advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Lava Jato por ser "fiel e leal" | Foto: Paulo Pinto

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, a indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF) seria a “obviedade das obviedades”. Ele fez defesa ao defensor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Lava Jato por ser “fiel e leal”.

“O Zanin seria a obviedade das obviedades. Uma pessoa que foi leal, fiel e competente. Até os concorrentes do Zanin concordam. Ele foi quem mais se credenciou”, falou ao O Globo.

Lula indicará dois ministros ao STF este ano. A primeira vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposenta em 11 de maio ao fazer 75 anos. A segunda, de Rosa Weber, em 2 de outubro.

Continua após a publicidade

Favorito

De fato, Zanin é o favorito. Com 47 anos, ele é o único nome já citado pelo presidente para ocupar a vaga do ministro Ricardo Lewandowski.

Em entrevista, o petista disse que “todo mundo compreenderia que ele merecia ser indicado”. Durante a campanha, por outro lado, Lula disse que não gostaria de “amigo em nenhuma instituição”. “Não é prudente, não é democrático um presidente da República querer ter os ministros da Suprema Corte como amigos. Eu acho que a Suprema Corte tem que ser escolhida por competência, por currículo, e não por amizade”.

Esta, contudo, não é a única vaga do STF que terá indicação de Lula. Também neste ano, Rosa Weber completa 75 anos. Ela aniversaria em outubro.

LEIA MAIS:

Os nomes de Goiás que podem ser indicados ao STF

Veja Também