Base aliada aprova 20 dias de Eliton

Deputados e auxiliares afirmam que medidas nas áreas centrais de governo foram acertadas, na dosagem certa e bem recebidas pela população

Postado em: 28-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Base aliada aprova 20 dias de Eliton
Deputados e auxiliares afirmam que medidas nas áreas centrais de governo foram acertadas, na dosagem certa e bem recebidas pela população

As principais lideranças da base aliada estadual e auxiliares da administração avaliam como “extremamente bem-sucedidos” os primeiros 20 dias do governador José Eliton à frente do Palácio das Esmeraldas. Segundo parlamentares e secretários ouvidos pela reportagem, o governador começou com o pé direito ao anunciar medidas de impacto para saúde, educação, segurança e transporte coletivo. Essa é a opinião que prevalece entre a maioria dos integrantes da base aliada, ao analisarem as duas primeiras semanas de gestão do novo governador.

“Ele está fazendo as coisas acontecerem”, resume o deputado federal Roberto Balestra (PP), do alto de sua experiência de oito mandatos eletivos. O deputado diz que o governador “está no caminho certo”, na medida em que procura se aproximar das pessoas e, do ponto de vista administrativo, “fazendo as coisas acontecerem”. Balestra ressalta que José Eliton administra olhando para tudo, principalmente levando em consideração de onde vem o recurso. “Ele está tomando atitudes com muita firmeza”, sintetiza.

Continua após a publicidade

O deputado federal João Campos (PRB) avalia que José Eliton assumiu o governo num processo de “muita naturalidade” porque não foi um vice-governador, mas um “governador adjunto”, sempre o então governador Marconi Perillo delegando a ele funções e missões importantes, quer como secretário de Estado ou outras atividades, durante todo o período de governo. “Quando chegou o tempo de ele assumir efetivamente o governo, foi um processo absolutamente natural, sem nenhum trauma”, enfatiza, acrescentando que isso por si só “é muito importante”. João Campos ressalta que isso foi fundamental para o fato de que, na primeira semana de governo, ele pudesse adotar medidas importantes na Segurança Pública e Saúde.

Ricardo Balestreri, secretário-chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos do Governo de Goiás, avalia como “extraordinariamente positivos” os elementos que marcaram as duas primeiras semanas do governador José Eliton no cargo: “Postura, as realizações, a comunicação com público”.

Balestreri assinala que Eliton, com a visão de um homem de Estado, dá continuidade a programas extremamente consequentes, de resultados muito positivos, que já vinham ocorrendo com o governador Marconi. “Esta é uma conduta em primeiro lugar extremamente correta do ponto de vista da gestão pública, além dela ser uma postura elegante, politicamente adequada, é também uma postura consequente do ponto de vista da gestão pública, porque dá continuidade ao aprofundamento dos programas”, sublinha.

Para o deputado estadual Lincoln Tejota (Pros) já houve “avanços inquestionáveis”. Ele cita a instalação do 3º Turno na Saúde, que vai desafogar o atendimento de aproximadamente 50 mil pessoas que percorrem a rede pública em busca de tratamento de saúde. “A gente percebe uma maturidade muito grande por parte do doutor José Eliton”. Segundo ele, é perfeitamente possível ver o que é “uma política de ação e uma política de execução”. 

“Governador implanta ações relevantes”, diz Calil 

Integrante da bancada estadual do PSD, o deputado Lucas Calil entende que o governador José Eliton, além de ter assumido o cargo com o mesmo ânimo e a mesma vontade do ex-governador Marconi Perillo, já entrou com algumas ações muito relevantes, como o terceiro turno de atendimento na Saúde, o fim do IPVA para carros com mais de dez anos, o Batalhão de Terminais, “são ações que vão ao encontro daquilo que a população quer”. O parlamentar ressalta ainda que o governador tem inaugurado obras no Estado inteiro, ajudado os prefeitos por meio dos deputados, então, reforça, o clima é de animação na base, pela certeza de que ele deixará, mesmo com um prazo reduzido de mandato, “um grande legado e chegará na eleição de outubro com uma perspectiva de vitória altíssima, dado ao trabalho que vem realizando”.

Tribuna

Na última quarta-feira, o deputado Gustavo Sebba (PSDB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para parabenizar a atitude do governador de encaminhar ao Legislativo estadual projeto de lei que muda a gestão do complexo regulador dos serviços estaduais, da rede própria do Estado e das vagas das consultas e cirurgias, que hoje é feita pelo município de Goiânia, para responsabilidade do Executivo estadual.

“A lei que regulamenta isso, hoje, faz com que todos os serviços em Goiânia, de todos os hospitais, sejam feitos via regulação pelo município, e isso vem causando transtorno ao longo dos anos pela ineficiência das gestões da prefeitura.  

Governo tem agenda política e de gestão consistente, diz secretário 

O secretário estadual de Governo, João Furtado, afirma que de uma maneira geral o governador José Eliton produziu uma “agenda consistente” nos dois papéis, no de governante e no de líder de uma equipe de governo. “A agenda dele se dividiu de maneira proporcional no atendimento daquilo que é mais importante como meta de governo – o foco nas pessoas – e também conseguiu construir uma agenda política relevante”.

Segundo ele, o governador renovou os laços do programa Goiás na Frente, em reuniões com prefeitos de diversas regiões do Estado, os quais têm sido unânimes em elogiar a importância da parceria do programa Goiás na Frente, “tão bem desenhado pelo governador Marconi Perillo e por José Eliton”. “São semanas exitosas. O governador conseguiu mostrar a relevância da sua liderança e do seu trabalho na equipe”, completa Furtado.

Na avaliação do deputado Hélio de Sousa (PSDB), o lançamento do programa 3º Turno – para atendimento à população em horário estendido nos hospitais públicos – revela que o governador José Eliton “quer trabalhar e mostrar a sua capacidade”. Ex-secretário estadual de Saúde, Hélio ressalta que, em 2011, o então governador Marconi Perillo cumpria a determinação de um projeto de governo, que era implantar as Organizações Sociais na rede estadual. Para tanto, colocou como coordenador o médico Antônio Faleiros, que teve a coragem de seguir em frente. 

“Hoje, somos o Estado com maior credibilidade no que diz respeito a saúde e o Brasil tem hoje 13 hospitais que são credenciados pela ONA, título de excelência, e seis desses hospitais estão em Goiás”, destacou, enfatizando que José Eliton se mostra sensível às demandas da população por uma Saúde de qualidade em Goiânia.

O deputado federal Thiago Peixoto (PSD) elogia as medidas apontadas para a área de Segurança Pública e para o programa Jovem Cidadão. José Eliton anunciou recentemente pacote de ações de curto e médio prazos que visa reduzir ainda mais os indicadores de criminalidade em Goiás, além do terceiro turno no atendimento na rede estadual de Saúde.

“É elogiável o ritmo forte neste início do governo”, avalia o deputado federal Giuseppe Vecci, que se mostra sensibilizado com o lançamento do Programa Jovem Cidadão para a Pessoa Com Deficiência e a Carteira de Identificação do Autista (CIA), iniciativa pioneira no País.

O deputado federal Célio Silveira (PSDB) diz ter certeza que José Eliton vai crescer nas pesquisas e revela que isto já vem ocorrendo no Entorno do Distrito Federal. Para o deputado Sandes Júnior, o governador, além de ser o melhor nome da base, demonstra que conhece como poucos os problemas do Estado. 

Veja Também