PT, MDB e Solidariedade devem andar juntos em Anápolis

Fontes apostam em chapa com Antônio Gomide e Márcio Corrêa

Postado em: 01-04-2023 às 11h24
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: PT, MDB e Solidariedade devem andar juntos em Anápolis
O deputado estadual Coronel Adailton (Solidariedade) estaria trabalhando para que a esposa, Capitã Elizete (Solidariedade), caminhe com eles como candidata à vereadora | Foto: Reprodução

Fontes anapolinas sugerem que o PT, MDB e Solidariedade devem andar juntos em Anápolis. A ideia é que o deputado estadual Antônio Gomide (PT) dispute a prefeitura e tenha o suplente de deputado federal Márcio Corrêa (MDB) como vice. 

Além disso, o também deputado estadual Coronel Adailton (Solidariedade) estaria trabalhando para que a esposa, Capitã Elizete (Solidariedade), caminhe com eles como candidata à vereadora. 

Adailton até teria cogitado a disputa à prefeitura de Anápolis, mas, conforme interlocutores, o parlamentar vai esperar por um momento mais propício. A avaliação é que, em 2024, uma chapa Gomide-Corrêa seria difícil de combater. 

Continua após a publicidade

Além disso, o plano do Coronel é emplacar a esposa na Câmara Municipal. As informações, contudo, correm nos bastidores. 

O pleito do ano que vem não contará com Roberto Naves (PP), atual prefeito, reeleito em 2020. Ele, contudo, tentará emplacar um sucessor. O vice, Márcio Cândido (PP), é uma possibilidade. 

Analistas locais apontam, ainda, que o presidente da Câmara Municipal, vereador Leandro Ribeiro (PP), também pode entrar na corrida pelo Paço anapolino como nome de Naves. Ele foi candidato a deputado federal e ficou como primeiro suplente do PP. Teve mais de 25 mil votos.

E ainda sobre o Progressistas (PP), existe a possibilidade do presidente estadual da legenda, Alexandre Baldy, concorrer à prefeitura. Apesar do nome já circular, ele próprio diz ser muito cedo. 

Gomide e Márcio

Sobre Gomide, as bases do deputado estadual querem e garantem que ele tentará nova disputa pela prefeitura de Anápolis em 2024. O parlamentar também mantém o tradicional discurso de “distância”. 

Em 2020, ele concorreu à prefeitura, mas terminou em segundo lugar. Ele foi derrotado pelo prefeito Roberto Naves, reeleito naquela eleição. A avaliação dos aliados do petista, todavia, é que, sem Naves, Gomide desponta como favorito na corrida eleitoral. Além disso, ele já foi prefeito da cidade por dois mandatos. 

Em 2008, o petista disputou a prefeitura e, no segundo turno, garantiu 75,6% dos votos, sendo eleito. Em 2012, houve a reeleição em primeiro turno e com marca história, à época. Foi o prefeito mais votado do País em cidades com dois turnos, chegando a marca de 88,93% dos eleitores. No ano de 2016 se tornou vereador na cidade e, em 2018, deputado estadual com 36.998. Em 2022, foi reeleito com 45.256. 

Gomide teve mais de 45 mil votos para a Alego, no ano passado. Atualmente, ele ocupa a 3º vice-presidência na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Ele chegou a ser escolhido como líder do PT na Casa, mas para não acumular cargos, passou a função para o colega de legenda, Mauro Rubem. O partido ainda tem a sindicalista Bia de Lima no parlamento. 

Já Márcio, que também era tido como nome forte no páreo, estaria negociando a parceria com o petista, revelam fontes. Em 2022, ele teve cerca de 60 mil votos para deputado federal e é o primeiro suplente da legenda naquela Casa. Em 2020, ele disputou o paço e terminou em terceiro.

Veja Também