Se Caiado lançar candidato em Goiânia, MDB ficará com a vice

Enquanto novelo se desenrola, governador assiste cada passo em posição estratégica

Postado em: 16-05-2023 às 07h58
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Se Caiado lançar candidato em Goiânia, MDB ficará com a vice
Enquanto novelo se desenrola, governador assiste cada passo em posição estratégica | Foto: Reprodução

O nome do Secretário de Infraestrutura do Estado, Pedro Sales, tem sido ventilado, com cada vez mais frequência, na boca dos governistas. Não é de hoje, todos sabem, que o titular é visto como possível postulante ao Paço no ano que vem. 

Reportagem recente do O HOJE mostrou que apesar de negar qualquer conversa nesse sentido, quando questionado se disputaria em caso de pedido do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), ele diz que nunca negou um pedido do gestor.

“Nunca recusei um convite do governador. Até hoje aceitei todos que me fez. Para assessor no Senado, titular da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra)… Sempre fui muito leal a tudo que ele me pediu”, disse o político no início de abril. 

Continua após a publicidade

Em um cenário onde o governador teria candidato na disputa pela prefeitura em 2024, é inegável que Sales esteja entre os — para não dizer ‘o’ — favoritos. 

A leitura, nos bastidores, é que essa tacada dependeria de uma série de outros fatores. O primeiro deles passa pela ainda misteriosa candidatura de Ana Paula Rezende (MDB), filha do ex-governador e ex-prefeito Iris Rezende Machado. Interlocutores do alto escalão atestam que uma vez na disputa, Caiado não titubearia em apoiá-la. 

Se não vier, porém, o cenário estaria aberto para que o governador apontasse um nome de seu interesse para a briga na capital. Há quem ateste que se isso acontecer, a tendência é que o MDB recue em seu projeto de lançar candidatura própria. Sendo assim, o partido poderia compor com o cabeça de chapa ungido pelo governador.

“É evidente que em uma situação hipotética como essa o Daniel [Vilela, vice-governador e presidente do MDB goiano] não teria um projeto antagônico ao do governo. Eles sairiam de mãos dadas, assim como fizeram em 2022. Nesse caso, restaria ao partido a indicação de um vice. Por isso há uma pressão tão grande quanto a esperança de que Ana Paula dispute”, disse um emedebista do alto escalão. 

Um outro detalhe importante passa pelo interesse e articulação do ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) para que possa concorrer por Goiânia no ano que vem. Por ter sido reeleito em Aparecida em 2020, naturalmente o político estaria impedido de entrar na disputa; mas ele aposta que não. 

Conforme mostrado pelo O HOJE, Mendanha esteve em Brasília recentemente. O político viajou em busca de orientação jurídica. Conforme revelado em primeira mão pela reportagem, o projeto do ex-prefeito é conseguir, por meio de uma brecha legal, o aval da Justiça Eleitoral para mergulhar na disputa do ano que vem. 

Questionado sobre os resultados da viagem, Mendanha disse que esteve com duas pessoas na capital federal. A conversa o permitiu conhecer melhor o processo. E completou: “Vou trabalhar para ver o que posso fazer”. 

Daniel costura para que Mendanha faça o caminho de volta ao MDB. Se as incertezas de Ana Paula não cessarem e a Justiça, em paralelo, der sinal verde, o ex-prefeito de Aparecida será, sem dúvida, o candidato do partido na capital. Vale lembrar que os sinais de aproximação com o governo Caiado estão mais escancarados do que nunca.

Enquanto o novelo se desenrola, o governador assiste a cada passo em posição estratégica. Os próximos capítulos levarão o governador a movimentar suas peças no tabuleiro político goiano. Se Goiânia verá, pela primeira vez, um candidato apoiado pelo governador sair vitorioso na disputa municipal, só o tempo dirá. Nos bastidores, a aposta é no ‘agora vai’.

Veja Também