Disputa em 2024 em Trindade pode ter ex-prefeitos

Por enquanto favorito, Marden Júnior pode ter de concorrer com políticos experimentados na cidade, embora já os tenha vencido em 2020

Postado em: 20-05-2023 às 08h03
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Disputa em 2024 em Trindade pode ter ex-prefeitos
Por enquanto favorito, Marden Júnior pode ter de concorrer com políticos experimentados na cidade, embora já os tenha vencido em 2020 | Foto: Reprodução

A um ano e alguns meses antes do pleito eleitoral municipal em outubro do ano que vem, partidos e políticos articulam para movimentar parceiros em prol de alianças fortes e significativas para que obtenham êxito. Por lá, é possível que haja surpresa na montagem de chapas que, até pouco tempo, tinham sujeitos no mesmo palanque e, agora, em adversários.

Este é o cenário político de Trindade, tradicional campo religioso, que já se desenrola para a disputa eleitoral de 2024. O favorito à disputa, por enquanto, é o atual mandatário, Marden Júnior (PSDB), sucessor de Jânio Darrot.

No pleito de 2022, Marden venceu, mas com dificuldade. Na disputa, ele enfrentou nomes fortes que podem retornar às urnas, como o ex-deputado estadual Dr. Antônio (UB) e o atual deputado estadual Dr. George Morais (PDT).

Continua após a publicidade

A matemática eleitoral do pleito do ano passado, por outro lado, dá indícios do protagonismo de Marden no município. O candidato à Alego apoiado pelo mandatário, Cristiano Galindo, do Solidariedade, foi o nome mais votado na cidade.

Em segundo lugar, ficou o Dr. George Morais, que já foi prefeito da cidade e que saiu derrotado na disputa à prefeitura em 2020. Morais, no entanto, é um case de sucesso na política goiana. Além de dois mandatos como prefeito de Trindade, também ocupou o mesmo cargo em Santa Bárbara de Goiás.

Não é possível lembrá-lo sem citar sua esposa, um dos nomes mais fortes na Câmara, a deputada federal Flávia Morais. George também foi presidente da Associação Goiana de Municípios entre 2005 e 2006, cargo com uma eficácia incrível para qualquer político que quer expandir seu network municípios afora.

Afinal, a base eleitoral mais sólida, que eleva qualquer candidatura, é o município, com prefeitos e, por conseguinte, vereadores comprometidos e capazes de evocar a opinião do eleitorado sobre este ou aquele proponente a um cargo político.

Em fevereiro, o jornal O Hoje ouviu fontes da cidade que parecem não ver nenhuma novidade. Alguns apostam que há chance do retorno à disputa do empresário e ex-prefeito Jânio Darrot.

Publicamente, Darrot nega. Alguns aliados também. O argumento é que foi pelas bênçãos de Darrot que Marden chegou à prefeitura lá em 2020.

Uma fonte, no entanto, disse que, tratando-se de Darrot, tudo (ou quase), é possível, tendo em vista que, na contramão do partido do qual era filiado e deixou, apoio Ronaldo Caiado à reeleição no ano passado. Ao mesmo tempo, Darrot apoiou Marconi Perillo (PSDB) ao Senado Federal.

“Tenho uma ligação forte com Marconi. Ele vai fazer um bom trabalho e representar bem Goiás. Ele tem experiência política, é trabalhador”, disse à época.

Com a estratégia de garantir vitória nas principais cidades goianas, o Republicanos pode bancar o retorno de Ricardo Fortunato para a disputa em Trindade. Atualmente, Ricardo é secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Goiânia – ele assumiu em abril deste ano. O cargo colocou Fortunato em contato direto com os vereadores da capital.

A ida de Fortunato para a equipe do primeiro escalão de Rogério Cruz ocorreu com a saída do irmão do político, Nélio Fortunato (Republicanos). Nélio ficou por quase um ano na Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano (Sedhs) antes de ser exonerado.

Fortunato já foi prefeito de Trindade entre 2009 e 2012 e tem base na cidade e é um político lembrado por lá para disputar o pleito ano que vem.

Veja Também