Posse de diretoria da FGM na Alego se torna trunfo para eleição do ano que vem

Evento deve contar com a presença do governador Ronaldo Caiado e do vice Daniel Vilela

Postado em: 22-05-2023 às 08h00
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Posse de diretoria da FGM na Alego se torna trunfo para eleição do ano que vem
Evento deve contar com a presença do governador Ronaldo Caiado e do vice Daniel Vilela. | Foto: Reprodução

Na tarde da próxima terça-feira (23) o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB) vão prestigiar a posse da diretoria da Federação Goiana dos Municípios (FGM) em um clima que antecede as eleições municipais do ano que vem. 

O evento além de consolidar o prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), como uma das mais importantes lideranças municipalistas do Estado, é simbolicamente um marco inicial do fortalecimento de gestores que, no pleito do ano que vem, embarcaram no projeto de reeleição de Ronaldo Caiado ao governo. 

É bom lembrar que Naves assumiu o quarto mandato à frente da FGM, completando 21 anos no órgão com relacionamento com governo estadual e federal. Naves também é vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios.

Continua após a publicidade

Além da posse da diretoria, o evento vai lançar o projeto “Goiás – Cidades Eficientes” que aglutina influência da FGM, o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e o governo de Goiás, para auxiliar em estudos técnicos para facilitar a formatação e contratação de Parcerias Público-Privadas (PPP). A ideia é do deputado Lineu Olímpio (MDB), ex-prefeito de Jaraguá, que já foi vice-presidente da FGM. 

Inclusive, o vice-presidente da FGM é de Jaraguá, o prefeito Paulo Vitor (UB). Eleito em 2020 pelo DEM – que se fundiu com PSL para se tornar União Brasil – não havia disputado nenhum cargo político quando foi eleito prefeito em 2020. Além de ter passado por cargos da prefeitura da cidade, chegou a ser assessor de Gracinha Caiado e do próprio governador Ronaldo Caiado. 

O cargo na FGM dá ainda mais força para o jovem político que articulou, na cidade, o apoio da maioria dos vereadores para a reeleição do governador em 2022. O network é sua marca. Conseguiu construir uma feira coberta no município com apoio do Ceasa que, à época, era presidido pelo atual deputado estadual Lineu Olímpio que teve o apoio do prefeito à disputa a uma das 41 cadeiras da Alego. 

Jaraguá foi o primeiro destino de Caiado na caminhada rumo à vitória da reeleição. Foi na cidade onde o governador fez o lançamento da pedra fundamental da pré-campanha, no que ficou conhecido como 1° Encontro do União Brasil, como ocorreu em 2018. O escolhido do grupo da cidade para uma das 17 vagas à Câmara Federal foi o deputado José Nelto (PP). 

Também toma posse na 2° vice-presidência da FGM a prefeita Ana Paula Oliveira (Solidariedade), de Rio Quente. No primeiro mandato, sem ter concorrido a qualquer outra eleição, Ana Paula, que é jornalista, tendo sido locutora e repórter de TV, não deve enfrentar dificuldades na reeleição. Presidente do Solidariedade municipal, ela também é filha do ex-prefeito da cidade por quatro mandatos, Rivalino de Oliveira Alves, conhecido como “tocador de obras”. 

Ainda tomam posse outros prefeitos em cargos estratégicos dentro da Federação Goiana dos Municípios, como o de Santa Helena de Goiás, João Alberto Rodrigues, filho do ex-deputado federal e ex-governador Alcides Rodrigues; Diretor Administrativo Substituto, o prefeito de Panamá, José Coelho de Paula; Diretor Financeiro, o prefeito de Turvânia, Siron Queiroz; Diretor Financeiro Substituto, o prefeito de Bonfinópolis, Kelton Pinheiro; Diretor Escola de Gestão Pública, prefeito de São Luís de Montes Belos, Eldecírio da Silva; Diretora Movimento Mulheres Municipalista, a prefeita de Jandaia, Milena Pereira Lopes. 

Esses são cargos da Executiva, mas têm outros, como dos de Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Coordenações e Conselho Político do órgão

Veja Também