Vilmar Rocha deixa comando do PSD, mas continua na sigla e disputa em 2026

“A que? Não sei. Vai depender das circunstâncias, do partido, mas serei candidato e em fevereiro de 2026 eu vou anunciar a que cargo”

Postado em: 02-06-2023 às 08h11
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vilmar Rocha deixa comando do PSD, mas continua na sigla e disputa em 2026
“A que? Não sei. Vai depender das circunstâncias, do partido, mas serei candidato e em fevereiro de 2026 eu vou anunciar a que cargo” (Foto: Assessoria)

O ex-deputado federal Vilmar Rocha (PSD) não é mais presidente do PSD. Apesar de deixar o comando da legenda após 12 anos, ele antecipa que continuará na política. “Eu gosto, tenho vocação. Vou continuar participando da política, debatendo ideias, discutindo projetos. Não preciso de mandato e nem de partido para fazer política”, mas antecipa que estará na corrida eleitoral de 2026.

Sobre o cargo ele ainda não revela. “A que? Não sei. Vai depender das circunstâncias, do partido, mas serei candidato e em fevereiro de 2026 eu vou anunciar a que cargo”. Vale lembrar, em 2022 ele disputou o Senado pela base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e ficou em sétimo lugar com 1,77% dos votos válidos (55.934 eleitores).

Quem assume o comando do partido é o senador Vanderlan Cardoso (PSD), que ainda tem mais quatro anos de mandato. Vilmar afirma que a mudança de presidência ocorreu em consonância com o PSD. “Tive várias conversas com o presidente [Gilberto] Kassab sobre esse assunto. O partido está fazendo essas mudanças em vários Estados e está sendo tudo de forma bem tranquila.”

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com ele, “muitos partidos, depois das eleições gerais, fazem uma reestruturação. Recentemente o União Brasil fez isso, o PL, o MDB e agora o PSD vai fazer também. É natural”. Rocha ainda ficará como membro da executiva nacional da sigla e diretor de Relações Institucionais da Fundação Espaço Democrático, órgão de estudos do partido.

Em Goiás – e no Brasil -, ele garante atuação. “O partido é muito novo e a nossa grande meta é de formar um grande partido de centro e fugir dessa polarização. Temos de buscar uma articulação para formar uma maioria politicamente sólida e comprometida com o País. Que apresente um projeto relevante para o Brasil.”

Eleições municipais

Apesar de não disputar diretamente, Vilmar participará das eleições municipais, por meio da identificação e incentivo a possíveis candidatos a prefeito e vereador. Na Goiânia, ele garante que o partido terá candidato próprio ao paço.

“Temos uma tradição de lançar candidato em Goiânia. Lançamos o Francisco Jr. em 2016 e o próprio senador Vanderlan em 2020. O PSD deve ter candidato em Goiânia em 2024, mas queremos também fortalecer o partido no interior. Eu vou continuar trabalhando e contribuindo para isso.”

Vanderlan Cardoso é cotado como nome na disputa. O senador não confirma, mas aliados garantem que ele está certo na disputa. A avaliação é que congressista “bateu na trave” contra nomes fortes como Iris Rezende e Maguito Vilela, ambos do MDB. Em 2024, ele seria o candidato mais forte.

PSD no governo

O agora presidente do PSD, Vanderlan Cardoso, teve o apoio de Caiado para disputar a prefeitura de Goiânia em 2020. Em 2022, entretanto, ele apoiou Major Vitor Hugo (PL) ao governo e Wilder Morais (PL) ao Senado. O rompimento ocorreu antes, em 2021, quando o governador optou por Daniel Vilela (MDB) como vice.

Ainda assim, o PSD indicou Francisco Jr. para ocupar a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) no governo. Tanto Vilmar como o próprio Francisco afirmam que nada muda, apesar da presidência de Vanderlan.

O acordo tem relação com o apoio que PSD deu Caiado na reeleição. Inclusive, o governador já estaria ciente da reestruturação da legenda. Francisco Jr. já declarou que, independente da postura de Cardoso, prefeitos e deputados do partido continuarão na base do gestor estadual.

Veja Também