As alianças de Lêda e os entraves da parlamentar no PSDB

Apesar da desidratação do partido ao longo dos últimos anos, Lêda acredita na recuperação por meio do legado. Enquanto procura um caminho pela sobrevivência, adversários não hesitam em contestar as recentes estratégias adotadas pela tucana a nível estadual.

Postado em: 07-06-2023 às 10h47
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: As alianças de Lêda e os entraves da parlamentar no PSDB
Apesar da desidratação do partido ao longo dos últimos anos, Lêda acredita na recuperação por meio do legado | Foto: Denise Xavier

Deputada federal por Goiás e ex-prefeita do município de Valparaíso de Goiás, Lêda Borges (PSDB) foi a candidata mais votada do partido em 2022. A fim de conseguir alianças e ganhar mais força de trabalho no estado, Lêda aproximou-se do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Isso, porém, não significa que ela deva deixar o PSDB.

Em entrevista ao O Hoje, a vereadora Aava Santiago, próxima a parlamentar,  pontuou que  Lêda pretende, junto a ela, aproveitar o momento político para alavancar o PSDB Mulher. “Lêda não tem planos de se retirar do partido. Muito pelo contrário. Conversamos muito sobre nossas expectativas políticas e levantamos a pauta de alavancarmos o PSDB Mulher”.

Aava também destacou que a aproximação de Lêda com o governador Ronaldo Caiado, acontece de forma natural, visto que “a relação da parlamentar em Brasília é diferente da que acontece na Assembleia Legislativa”.

Continua após a publicidade

Novas alianças

Ao Jornal Metropolitano do município, Mossoró teceu críticas à aproximação da parlamentar ao governador de Goiás. Conforme noticiado pelo veículo, entre queixas do político estava um suposto “boicote” em relação a posse do filho da parlamentar na Saneago.

“O governador fez um pronunciamento dizendo que ia ouvir os prefeitos. Isso não ocorreu e, no outro dia, saiu a nomeação da secretária. Nós do Entorno, exceto o Carlinhos do Mangão, ficamos surpresos. Os prefeitos começaram a me ligar, achando que eu tinha alguma influência, mas deixei claro que não tinha nada a ver e tive que ouvir as lamentações”, dissse ele durante entrevista realizada no mês de março.

Entretanto a deputada federal, Lêda Borges, nega a informação até mesmo por confirmar que nunca houve uma solenidade para tal. “Não houve boicote à posse do diretor de Produção da SANEAGO. O procedimento de nomeação de um diretor na empresa é interno, feito pelo Conselho de Administração, portanto não se realizam eventos públicos para tal”, conclui.

Lêda afirma também que não existem conversações para a aproximação com o prefeito de Valparaíso. No momento, seu principal objetivo como parlamentar é focar em seu trabalho como deputada federal e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados.

Tucanato

Sobre a desidratação partidária do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), a parlamentar afirma que os momentos de crise são naturais e não podem acabar com o legado do partido.“Partido nenhum acaba, ainda mais com o legado histórico nacional que o PSDB tem”, comentou a parlamentar em entrevista ao jornalista Jackson Abrão.

“Nós vamos nos recuperar porque elegemos três governadores de três importantes estados no Brasil. Na próxima eleição nós teremos uma próxima estrutura de representatividade no Congresso Nacional e nas Assembleias”, concluiu a parlamentar.

Atualmente, o partido conta com 13 deputados federais e apenas duas cadeiras na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Essa matéria foi atualizada às 8:52 desta quinta-feira (08), para inclusão de posicionamento da deputada.

Veja Também