Programa do Governo leva atendimento à população

Eliton diz ter olhar voltado ao interesse das pessoas

Postado em: 28-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Programa do Governo leva atendimento à população
Eliton diz ter olhar voltado ao interesse das pessoas

Lucas de Godoi* 


Continua após a publicidade

Até o segundo dia da 65ª Edição do Governo Junto de Você, foram contabilizados cerca de 46.142 atendimentos. Destes, quase 27 mil somente nesta terça-feira (26). Ao longo da semana o evento vai oferecer à população mais de 200 serviços, entre 8 e 17 horas. Entre os serviços ofertados está a atualização de vacinas, orientação jurídica, vagas de emprego, estágios e orientação sobre a doação de sangue. 

Um dos setores disponíveis na programação, a sala de vacinação oferece à população as vacinas contra HPV, sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral) meningite tipo C, tétano e difteria (dupla adulta), hepatite B e febre amarela. O biólogo Ulisses Pinto de Figueiredo, que trabalha na Gerência de Imunização e Rede de Frio, destaca que os profissionais do setor prestam informações fundamentais ao público. “Explicamos sobre a importância da atualização do cartão de vacinação e os efeitos adversos das vacinas, entre outras questões”, conta Ulisses Figueiredo. O profissional ressalta que o serviço é de extrema importância, na medida em que leva a vacina mais próxima à população. 


Cirurgias oftalmológicas

Além da vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) coloca à disposição do público exames e cirurgias oftalmológicas, ações educativas, como a lupa entomológica do ciclo evolutivo do mosquito Aedes Aegypti. Em um estande demonstrativo, são apresentadas as fases do desenvolvimento do mosquito, desde os ovos, passando pelas larvas, até chegar à fase adulta.

Os participantes podem ver, ainda, na Estação Conecta SUS, os registros da dengue no Estado. Será distribuído material educativo sobre o mosquito, além de preservativos. Os visitantes ainda podem conferir de perto a exposição de plantas tóxicas e animais peçonhentos, como cobras e escorpiões. Além disso, o Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa (Cremic) aplica doses homeopáticas para aliviar os sintomas da dengue no organismo. (* Especial para O Hoje) 


Jorge Kajuru e Eliton trocam elogios 


Rafael Oliveira*

O vereador de Goiânia Jorge Kajuru (PRP) elogiou a iniciativa do Estado em terminar a obra do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes, apesar das divergências políticas que tem com o grupo do PSDB no Estado. 

Segundo o parlamentar, a Prefeitura de Goiânia não teve compromisso com o andamento do projeto, que acabou sendo concluído pela administração estadual. “Eu fui o idealizador do centro aprovado pelos 35 vereadores porque era o meu sonho. Mas tive uma surpresa porque, por parte da Prefeitura de Goiânia, não teve compromisso. E por parte do governo, eu não esperava, por causa das divergências com o governador José Eliton. Mas o governador disse para continuar a obra porque o bem maior superava qualquer divergência nossa”, desabafou Kajuru. 

Kajuru reforçou que a falta de alinhamento político com o governador não paralisou a entrega do centro. “Nós podemos te divergências a vida inteira, mas jamais vou esquecer desse momento. Quem não tem gratidão, não tem caráter. Eu pensei em todos diabéticos para continuar esse projeto. Se você não tiver amor pelo próximo, pelo menos não o prejudique”, encerrou o discurso, referindo-se ao prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB).

O governador José Eliton (PSDB), por sua vez, pontuou o esforço do vereador goianiense no acompanhamento do projeto, do início ao fim. “Gratidão e reconhecimento é sempre importante. Eu disse ao vereador Kajuru que as conquistas são elegidas tijolo por tijolo e nós vamos continuar essa obra. Quero agradecer as doações  feitas pelo parlamentar. Todos os equipamentos de cozinha aqui foram doados por ele”, ressaltou Eliton. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também