CPMI aprova convocação de Walter Delgatti, hacker da Vaza Jato

Delgatti está preso desde a última quarta-feira (2/8)

Postado em: 03-08-2023 às 13h12
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: CPMI aprova convocação de Walter Delgatti, hacker da Vaza Jato
Delgatti está preso desde a última quarta-feira (2/8) | Foto: Reprodução/Twitter

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos terroristas aprovou a convocação de Walger Delgatti Neto, conhecido como hacker da Vaza Jato. Delgatti está preso desde a última quarta-feira (2/8). Na mesma operação, a Polícia Federal (PF) também cumpriu mandados em endereços ligados à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

Os parlamentares também aprovaram, na sessão desta quinta-feira (3/8), a convocação de Adriano Machado, fotógrafo da agência de notícias Reuters, que estava no Palácio do Planalto no dia dos atos.

Walter Delgatti Neto invadiu celulares de quase 200 autoridades, segundo a PF, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos). Ele também afirmou ter invadido a conta do Telegram do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Continua após a publicidade

Segundo a investigação da PF, o hacker também invadiu sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a pedido de Zambelli. A intenção, segundo o inquérito, seria expor vulnerabilidades dos sistemas do Judiciário a fim de desacreditar o sistema eleitoral gerenciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os nomes dos convocados pela CPMI são:

  • Walter Delgatti Neto, o hacker da Vaza Jato;
  • Cíntia Queiroz, coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF);
  • Marcela da Silva Morais Pinno, cabo da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF).
  • Luis Marcos dos Reis, ex-ajudante de ordens de Mauro Cid.

Veja Também