MDB vai trabalhar para que Ana Paula repense disputa em Goiânia

Ala feminina do partido organiza evento para 2 mil pessoas no escritório da filha de Iris, na capital

Postado em: 05-09-2023 às 08h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: MDB vai trabalhar para que Ana Paula repense disputa em Goiânia
Segundo ela, muitos prefeitos estão se comprometendo a mobilizar mulheres para o evento | Foto: Reprodução

O MDB goiano vai trabalhar para que Ana Paula Rezende recue da desistência da disputa ao paço na capital e repense o pleito de 2024. O investimento político para que a filha do ex-prefeito da capital e o ex-governador de Goiás será grande. Isto, porque o MDB Mulher e outros segmentos da legenda preparam um ato para tentar convencê-la.

Há um evento agendado para 14 de setembro, no escritório da advogada Ana Paula, com expectativa de reunir 2 mil militantes. Quem organiza a empreitada é a presidente do MDB Mulher, a ex-prefeita de Britânia, Cleuza Assunção. 

“Ela deve voltar atrás e já deu sinais. Pelo legado dos pais, mas principalmente para defender o legado de Iris Rezende”, declarou Assunção. Questionada se caberá esse número de pessoas, ela afirma que foi uma das líderes do “Volta Iris”, no passado, e conseguiu levar 1,5 mil ao local.

Continua após a publicidade

“Temos uma grande expectativa dela retornar. Goiânia vive um caos administrativo e ela carrega o maior legado de um homem público de Goiás e do Brasil.” Segundo ela, muitos prefeitos estão se comprometendo a mobilizar mulheres para o evento. 

Ana Paula, segundo ela, está viajando. A filha de Iris, contudo, já disse à presidente do MDB Mulher que chegará em 12 de setembro para o movimento do dia 14. “Ela está animada. A assessoria dela fez contato comigo.” E mais: “Ela aceitando, começaremos a fazer eventos em todas as regiões da cidade, às quintas-feiras. Será semanal.”

Desistência

Na última semana, Ana Paula anunciou aos aliados que não disputaria a prefeitura de Goiânia. Um dia depois, formalizou a desistência pelas redes sociais. “Após um tempo de profunda reflexão tomei a decisão de não apresentar meu nome como pré-candidata a prefeita nesta eleição”, escreveu no Instagram.

Segundo Ana, o nome dela tem sido sondado pelo MDB para a disputa, o que “a honra e envaidece”, pois entende como uma homenagem ao pai. Ainda assim, ela prefere agradecer ao presidente estadual da sigla e vice-governador, Daniel Vilela, pelo cuidado e ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil), “por ter a certeza de que estaria ao meu lado se levasse adiante uma candidatura”.

Ainda assim, ela adianta que não descarta “disputar um mandato eletivo futuramente”. Ana argumenta que quer participar da política, pois entende “a fundamental importância da política para transformar a vida dos que mais precisam. Para isso entendo que preciso construir o meu próprio caminho, com humildade, tempo e os pés no chão”. Por fim, ela afirma que podem contar com ela para um projeto voltado para cuidar da cidade e que Iris continua sendo referência para ela. A disputa, contudo, ficará para outro momento.

Sem Ana Paula

Sem Ana Paula, o partido tem como alternativa o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota, mas a caminho do MDB). Ele, contudo, depende de consulta à Justiça Eleitoral, pois esteve gestor de Aparecida por dois mandatos seguidos. A tese, contudo, é que renunciou a mais de 2 anos do pleito de 2024 e que disputará em uma cidade maior, não se enquadrando, assim, como o “prefeito itinerante”.

Outra opção seria de fora. O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado estadual Bruno Peixoto (União Brasil) também trabalha para ser o nome da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do vice-governador Daniel Vilela (MDB).

Veja Também