Maioria dos deputados goianos votou pela minirreforma eleitoral

Únicos contrários em Goiás foram Glaustin da Fokus e Gustavo Gayer

Postado em: 15-09-2023 às 07h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Maioria dos deputados goianos votou pela minirreforma eleitoral
Únicos contrários em Goiás foram Glaustin da Fokus e Gustavo Gayer | Foto: Reprodução

A maioria dos deputados federais por Goiás votou ‘sim’ pelo texto-base da minirreforma eleitoral, na última quarta-feira (13). Foram 13 favoráveis, dois contrários e dois ausentes. O texto passou por 367 votos a 86.

Com relatoria do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), a matéria segue para o Senado. A proposta altera a Lei da Ficha Limpa, bem como o repasse de recursos para candidaturas femininas e as regras de prestação de contas.

Entre as mudanças, existe a permissão de doações por Pix para pessoas físicas sem a necessidade da chave ser o CPF. Atualmente, isto é necessário e existe um limite de 10% dos rendimentos brutos declarados pelo doador à receita no ano anterior ao pleito.

Continua após a publicidade

Já sobre cotas de gênero, o texto prevê que o percentual mínimo de candidaturas será “aferido globalmente na lista da federação, e não em cada partido integrante”. A minirreforma precisa ser sancionada pelo presidente Lula (PT) até 6 de outubro para valer no pleito de 2024.

Votaram “sim” para a proposta os deputados: Adriano do Baldy (PP), Daniel Agrobom (PL), Del. Adriana Accorsi (PT), Dr.Zacharias Calil (União), Ismael Alexandrino (PSD), Jeferson Rodrigues (Republicanos), José Nelto (PP), Lêda Borges (PSDB), Márcio Correa (MDB),  Marussa Boldrin (MDB), Professor Alcides (PL), Rubens Otoni (PT) e Silvye Alves (União). 

Votaram “não” em relação ao texto os deputados Glaustin da Fokus (Podemos) e Gustavo Gayer (PL). Flávia Morais (PDT) e Magda Mofatto (Patriota), por sua vez, não compareceram à votação. 

Veja Também