Incerteza paira base caiadista em Trindade

Grupo de oposição ao atual mandatário aguarda algum sinal, talvez divino, de como deve agir diante do candidato, por enquanto, do governador

Postado em: 13-01-2024 às 08h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Incerteza paira base caiadista em Trindade
Sabe-se que a maioria de quem quer ser prefeito, ou continuar, como é o caso de Marden Júnior, do União Brasil, partido do governador Ronaldo Caiado | Foto: Reprodução

Uma das principais dúvidas que qualquer observador da política goiana tem é como vai findar as conversas acerca da disputa, logo ali, em outubro, para prefeitura de Trindade. Sabe-se que a maioria de quem quer ser prefeito, ou continuar, como é o caso de Marden Júnior, do União Brasil, partido do governador Ronaldo Caiado. 

Vale lembrar que nomes ligados ao burburinho até dos recônditos da política trindadense estão sob o guarda-chuva de Caiado, como o deputado estadual George Morais, presidente do PDT e o ex-prefeito Jânio Darrot. Darrot, que é um famoso empresário goiano que já foi prefeito da cidade considerada capital da fé, tem dito que quer, mesmo, concorrer ao Paço Municipal, dando um passo bem grande no currículo político. 

Além de estar de olho na corrida em Trindade e, como esperam os mais apaziguadores aliados da política local, um consenso da base caiadista, George Morais quer – e deve – mirar a conquista de mais prefeituras pelo estado de Goiás. Ele conseguiu, num feito difícil, eleger 16 prefeitos em 2020. Foram, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, ainda 154 vereadores. 

Continua após a publicidade

Moraes disse ao jornal Opção, com otimismo inigualável, que quer chegar a 25 o número de prefeitos este ano. “Fomos o 5º partido que mais elegeu prefeitos e agora queremos ampliar esse número”, disse ao jornal.

Ele ainda disse que deve lançar 50 nomes. Bom recordar que Moraes, agora deputado estadual – a mulher dele, Flávia Moraes, é deputada federal – já foi prefeito de Trindade. Ele sabe como fazer política. “Eu, como presidente do partido, tenho que dar todo esse suporte, terminar de estruturar as chapas, conversar com os companheiros e chegar num consenso”, destacou.

Ele, no entanto, não deve correr o risco de sair derrotado, em caso de a base caiadista não entrar em um consenso. O partido, contudo, deverá colocar à disposição, sob o nome de bloco de oposição, alguns nomes já experimentados na cidade, como Dr. Antônio, Cabrini [ex-vice-prefeito], Ricardo Fortunato. “Além da deputada Flávia Morais”, disse ele ainda em entrevista.

Um movimento interessante que o casal Morais deu rumo ao projeto de 2024 – sem perder o pé no chão de 2026 – foi que, ano passado, Flávia Morais apareceu ao lado do Papa Francisco. “Entregamos uma placa ao Santo Padre sobre o fato de Trindade ser considerado um dos destinos religiosos mais importantes do Brasil”, disse a deputada federais. 

Segundo ela, à época, que a postura confirma que eles representam Goiás, mas que também mostram para o mundo o que Trindade significa para os goianos e para o País.

Vale citar, o deputado George Morais é autor de um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) que reconhece o município com o título de Capital da Fé. Sobre o encontro com o pontífice, ele ressaltou a emoção, mas também fez um convite.

“Muita emoção! Muitas bênçãos! Além da placa com a lei, também entregamos um convite para ele participar da Romaria do Divino Pai Eterno, em nome do padre Marco Aurélio”, destacou.

Veja Também