PT define lançamento da pré-candidatura de Accorsi para o dia 3 de fevereiro

Petista reforça lema da “frente ampla” para garantir administração pública democrática

Postado em: 23-01-2024 às 08h30
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: PT define lançamento da pré-candidatura de Accorsi para o dia 3 de fevereiro
Conforme mostrou o jornal O HOJE, a deputada federal tem conversado com diversos partidos e lideranças políticas para consolidar sua pré-candidatura | Foto: Reprodução/Agência Assembleia de Notícias

A menos de nove meses para o primeiro turno das eleições municipais, o Partido dos Trabalhadores (PT) em Goiás definiu a data do próximo dia 3 de fevereiro para fazer o lançamento oficial da pré-candidatura da deputada federal Delegada Adriana Accorsi à Prefeitura de Goiânia. Detalhes acerca do local e da programação do evento ainda estão em processo de definição, afirmou Accorsi ao jornal O HOJE. 

Em viagem a Maricá, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, para conhecer os projetos desenvolvidos pelo município para o aperfeiçoamento de políticas públicas, incluindo o programa de tarifa zero, Accorsi reforçou, por telefone, que sua pré-candidatura deverá primar a “frente ampla” e “os princípios comuns” para garantir administração pública “democrática e de combate à desigualdade” em Goiânia. 

Com o lançamento, a parlamentar deve se consolidar como o primeiro nome a comparecer oficialmente na lista dos pré-candidatos a prefeito da Capital. Até o momento, com exceção da petista, o cenário eleitoral goianiense conta com um conjunto de nomes que ainda não oficializaram pré-candidatura e que, portanto, estão apenas no campo da possibilidade. É o caso do prefeito do município, Rogério Cruz (Republicanos), do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), do ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (MDB), e do senador Vanderlan Cardoso (PSD).

Continua após a publicidade

Este último nome, aliás, é cotado para pleitear a prefeitura de Goiânia na mesma chapa de Accorsi. Conforme mostrou o jornal O HOJE, a deputada federal tem conversado com diversos partidos e lideranças políticas para consolidar sua pré-candidatura. Cardoso é um desses nomes com quem a parlamentar tem conversado. Ela, todavia, ao ser questionada sobre a possibilidade de montagem de chapa com o pessedista, ponderou à reportagem que, apesar das conversas, “ainda é cedo para falar de aliança”. 

O nome de Accorsi entre os pré-candidatos confirma o interesse do PT em ganhar musculatura, sobretudo nas capitais brasileiras, fazendo o maior número possível de prefeitos e vereadores nas eleições deste ano. No ano passado, em discussões internas, a legenda estudava os nomes do ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Edward Madureira, e do deputado estadual Mauro Rubem para encabeçar a chapa à Prefeitura.

Em entrevistas à imprensa, Accorsi afirmou diversas vezes que o seu foco era exercer de forma responsável a candidatura na Câmara dos Deputados — para a qual foi eleita com quase 100 mil votos —, mas que o seu nome estava à disposição do partido. Tendo a simpatia da cúpula do PT, ainda circulou nos bastidores, à época, a informação de que a petista era vista como uma das favoritas para assumir o Ministério da Segurança Pública, que seria desmembrado do Ministério da Justiça a partir da saída do ministro Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF). A ideia, que não se concretizou, considerava a experiência de Accorsi na área. A parlamentar foi delegada chefe da Polícia Civil de Goiás entre 2011-2012 no governo Marconi Perillo (PSDB). 

À época, em entrevista à coluna Xadrez, a vereadora Kátia Maria, presidente regional do PT, afirmou que Accorsi era bem-vinda e que ela significava que o partido tinha bons nomes para disputar a Prefeitura de Goiânia. “Mas as discussões internas é que vão definir quem será o candidato da legenda. Historicamente, o PT debate com os pré-candidatos para que na convenção do partido, o nome escolhido tenha o apoio de todos”, disse na ocasião. 

Com o nome sacramentado pelo partido, Accorsi foi definida pré-candidata à prefeita de Goiânia no fim de outubro do ano passado. Os colegas de legenda, o deputado estadual Mauro Rubem e o ex-reitor da UFG, retiraram suas pré-candidaturas e selaram compromisso de apoiar Accorsi na disputa eleitoral deste ano.

Veja Também