Sebba assume comando do PSDB após impasse em Goianésia

Descompasso partidário e relação familiar do ex-presidente da sigla com o atual prefeito da cidade forçou Helio de Sousa a deixar a cadeira

Postado em: 10-04-2024 às 10h30
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Sebba assume comando do PSDB após impasse em Goianésia
O impasse passa por uma decisão do ex-governador e presidente nacional do partido, Marconi Perillo, de, com ou sem Menezes, lançar candidatura na cidade | Foto: Reprodução/Alego

O deputado estadual Gustavo Sebba é o mais novo presidente estadual do PSDB Goiás. O legislador assumiu o comando do partido no Estado depois que o atual presidente, ex-deputado Hélio de Sousa, solicitou o afastamento da cadeira por motivos pessoais. A decisão de Hélio veio na esteira da troca de partido do atual prefeito da cidade, Leonardo Menezes, que deixou o PSDB rumo ao PL no apagar das luzes do prazo máximo de filiação. 

O impasse passa por uma decisão do ex-governador e presidente nacional do partido, Marconi Perillo, de, com ou sem Menezes, lançar candidatura na cidade. Com isso, restará ao partido a alternativa de figurar como opositor de Menezes nas eleições que se aproximam. Como se não bastasse, Hélio de Sousa tem ligações familiares com o prefeito, o que o impede de conduzir esse processo. Em entrevista à imprensa local, Sousa disse que a situação esbarrou na questão familiar e lembrou que seus netos são sobrinhos de Leonardo.  

Ao comentar a situação, o mais novo presidente da sigla demonstrou respeito pela decisão de Sousa e acrescentou que assume a legenda com a missão de dar continuidade ao trabalho e fazer com que o partido cresça. Ele garantiu que vai trabalhar nos próximos meses pela renovação, sem deixar de lado o legado que o PSDB em Goiás. 

Continua após a publicidade

“Esse é um trabalho que será feito em todas as cidades goianas que têm a marca do PSDB. Mas ao mesmo tempo quero trabalhar por quadros novos pro partido tanto para agora, 2024, como para 2026”, disse. 

Em outro trecho ele disse que apesar do prazo de filiação ter se esgotado, o partido permanece com um grande número de filiados em todos os municípios. “Já definimos uma série de candidaturas de prefeito e vice. Agora, vou trabalhar em vários municípios para lançar, dentro daqueles que estão filiados, chapas de vereadores”, emendou. 

E, de fato, o PSDB apesar de figurar distante do poder a partir do ano de 2018, ainda ocupa o protagonismo em número de filiados Goiás afora. Ao lado do histórico MDB, o PSDB goza de um número expressivo de adeptos. 

Conforme mostrado pelo O HOJE na reta final do ano passado, Goiás possui 641.327 eleitores filiados a partidos. A legenda com o maior número de inscritos é o MDB, sigla de um dos grandes expoentes políticos do Estado, o ex-prefeito de Goiânia e ex-governador Iris Rezende – que também ocupou diversos cargos políticos ao longo da carreira. São 115.508. O número representa 18% de todos os filiados no Estado.

O mesmo entendimento pode ser tido em relação ao PSDB do ex-governador Marconi Perillo, que ocupa a segunda colocação, com 69.179 membros, ou seja, 10,8% do total. Por meio do “Tempo Novo”, Marconi e aliados permaneceram 20 anos no poder, no Estado. Além disso, nacionalmente o partido tinha grande destaque, polarizando com o PT até 2014.  Hoje fragilizado no País e em Goiás – o ex-governador teve duas derrotas ao Senado nos últimos anos -, o PSDB ainda mantém um alto número de filiados, bem como uma deputada federal e dois estaduais.  

Aposta jovem 

A aposta do partido para um crescimento vertiginoso passa, sem dúvidas, pelo fator juventude. Além de Sebba, que agora assume o comando da sigla no estado, o PSDB conta com a jovem vereadora Aava Santiago na presidência do diretório municipal. 

Como se não bastasse, a tacada da sigla para as eleições em Goiânia imprime o nome de Matheus Ribeiro, que disputará pela primeira vez o Executivo Municipal. O jovem jornalista dará cara ao movimento ‘Goiânia tem coragem’. 

Nesse contexto, no ato de lançamento da pré-candidatura de Ribeiro, no início de março, Marconi declarou que a ideia principal para este pleito é destacar a candidatura de um postulante que equilibra juventude e maturidade. E continuou: “Matheus não está preparado só para governar, mas para dar uma cara nova a Goiânia”.

Veja Também