Na região metropolitana de Goiânia, 14 dos 20 prefeitos podem disputar reeleição

Seis, que estão em segundo mandato, devem tentar fazer os sucessores

Postado em: 11-04-2024 às 10h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Na região metropolitana de Goiânia, 14 dos 20 prefeitos podem disputar reeleição
Em Goiânia, o prefeito Rogério Cruz trabalha para viabilizar o nome na disputa | Foto: Marcelo Camargo/ABr

A região metropolitana de Goiânia é formada por 20 municípios. No pleito deste ano, a maioria dos prefeitos poderá disputar a reeleição. São 14, ao todo, que estão em primeiro mandato e poderão tentar retornar ao paço municipal de suas respectivas cidades.

Em Goiânia, o prefeito Rogério Cruz trabalha para viabilizar o nome na disputa. Ele foi eleito vice em 2020, na chapa de Maguito Vilela, que faleceu em janeiro de 2021, em decorrência da Covid-19. Desta forma, ele assumiu o mandato desde o primeiro mês.

Rogério não conseguiu garantir o apoio do governador Ronaldo Caiado, mas, ao deixar o Republicanos e se filiar no Solidariedade, terá estrutura para disputar a reeleição contra nomes de peso como: Vanderlan Cardoso, Adriana Accorsi, Gustavo Gayer e Sandro Mabel. Este último, o nome da base caiadista.

Continua após a publicidade

Na cidade vizinha, Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano conseguiu fechar o apoio do governador Ronaldo Caiado e será o candidato à reeleição com as bênçãos, também, do ex-prefeito Gustavo Mendanha – um dos principais cabos eleitorais do município. Vilmarzinho, como é conhecido, garantiu a parceria no último minuto, é possível dizer.

O político aparecidense precisou deixar o MDB e se filiar ao União Brasil de Caiado para fechar o acordo. Na disputa, ele terá como principal adversário o deputado federal bolsonarista Professor Alcides. Cabe ao prefeito, nos próximos 60 dias, crescer nas pesquisas e mostrar que seu nome é, de fato, competitivo.

Outros dois vizinhos que também foram eleitos em 2020 e podem concorrer ao páreo são os gestores de Senador Canedo e Trindade. Respectivamente, Fernando Pellozo e Marden Júnior. O primeiro pode enfrentar, entre outros, Izaura Cardoso, esposa do seu antigo padrinho político, Vanderlan Cardoso. Já Marden pode se deparar com o ex-prefeito George Morais, hoje deputado estadual.

Também podem concorrer mais uma vez: Wander Paiva (Abadia de Goiás), Zé Garcia (Aragoiânia), Zé da Gueroba (Brazabrantes), Solange Gouveia (Caldazinha), Jeovazinho (Goianápolis), Zé Délio (Hidrolândia), Dr. João Antônio (Inhumas), Costa (Nova Veneza), Kleber Freitas (Santo Antônio de Goiás) e Uiltinho (Terezópolis de Goiás).

Já foram reeleitos

Outros seis nomes são obrigados a ficarem de fora da disputa. Eleitos em 2016 e reeleitos em 2020, estes políticos devem trabalhar para fazer sucessores – ou não. Em Bela Vista de Goiás, por exemplo, Nárcia Kelly, deve apoiar o vereador Dione do Cará. Pela frente, ele deve ter os ex-prefeitos Eurípedes do Carmo e Marcos Teles.

Mas sobre os demais que já estão em segundo mandato, são eles: Professor Kelton (Bonfinópolis), Divina Zago (Caturaí), Carlão da Fox (Goianira), Colemar Cardoso (Guapó) e Gil Tavares (Nerópolis).

Veja Também