Iris agiliza cronograma de obras na capital

Medida melhora fluidez do trânsito e diminuem o engarrafamento na região em que está sendo construída uma trincheira no cruzamento com a Avenida 136

Postado em: 03-04-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris agiliza cronograma de obras na capital
Medida melhora fluidez do trânsito e diminuem o engarrafamento na região em que está sendo construída uma trincheira no cruzamento com a Avenida 136

Raphael Bezerra* 

Ao realizar alterações no cronograma e planejamento da obra da trincheira da Rua 90, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), afirmou que os transtornos causados pelas obras são apenas nos primeiros dias e que as alterações darão agilidades às obras.“Eu tenho obrigação de administrar olhando para o futuro, buscando melhorias para os operários que usam o transporte coletivo e os empresários que geram empregos”, ressalta. Moradores da região não serão atingidos com as obras, de acordo com estudos realizados pela administração do município. 

Continua após a publicidade

Após monitoramento do trânsito no primeiro dia de obras no local da trincheira da Rua 90, no cruzamento com a Avenida 136, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), realizou ajustes para melhorar a fluidez no trânsito no local da obra. 

O trecho entre o terminal Isidória em direção à Praça do Cruzeiro foi desviado para a Rua 115. Entre 115 e o local da obra fica com restrição, liberado apenas para comerciantes e moradores, o mesmo entre a Praça do Cruzeiro e a 136. No sentido inverso, de quem vem da Marginal Botafogo, tem acesso livre para a 90 até a Praça do Cruzeiro ou pode seguir pela 136 até a Avenida 85. Quem vem da 85 também tem acesso à Jamel Cecílio. 

A SMT ampliou a sinalização das vias com cones, blocos, placas verticais, faixas aéreas e agentes para orientação de condutores. Medidas provocam diminuição drástica de engarrafamentos em horários de pico. Obra avança com frente de serviços. “Empreendimento traz dissabores no início, mas depois de concluído, são só alegria e satisfação”, diz prefeito Iris Rezende. “Eu tenho obrigação de administrar olhando para o futuro, buscando melhorias para os operários que usam o transporte coletivo e os empresários que geram empregos”, ressalta. 

Toda a região da obra está sinalizada com cones, blocos, placas verticais, faixas aéreas e agentes nos horários de pico para orientação dos condutores. A sinalização começa antes da Jamel Cecílio e já existem faixas na altura da 115, nas proximidades da 136 com a 132 e na Praça do Cruzeiro, assim como no Terminal Isidória. 

Desafogando o trânsito

As medidas provocaram uma diminuição drástica dos engarrafamentos em horários de pico e a fluidez é excelente com veículos que conseguem andar no limite máximo de 50 quilômetros por hora na via. “É bom destacar que a interdição é momentânea e visa a construção de uma obra de mobilidade que vai trazer melhorias para o trânsito e ao transporte coletivo com o BRT”, destaca o titular da SMT, Fernando Santana.

“Creio que alcançaremos um ritmo satisfatório”, afirma o prefeito Iris Rezende ao observar que moradores não ficarão impedidos de frequentar a região como pedestres ou conduzindo pequenos veículos. “Sabemos que, no início, a obra traz dissabores, mas depois de concluída, são só alegria e satisfação”, acentua. “Eu tenho obrigação de administrar olhando para o futuro, buscando melhorias para os operários que usam o transporte coletivo e os empresários que geram empregos”, ressalta.

No transporte coletivo, a sinalização está sendo feita pela Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC) com cartazes e servidores do órgão que orientam os usuários que utilizam as linhas.

A obra que faz parte do projeto BRT-Norte/Sul está orçada em R$ 10 milhões. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, o objetivo é desafogar o trânsito local e melhorar a trafegabilidade de toda região. “Além da fluidez no trânsito, a obra vai requalificar todo o local por onde passará o BRT, com iluminação de led e novo paisagismo”, destaca Dolzonan.

O consórcio responsável pelas obras do BRT Norte/Sul iniciou nesta terça-feira (02), mais uma frente da obra de construção da trincheira entre a Rua 90 e a Avenida 136, no Setor Sul. No local, foram instalados novos furos para o monitoramento do nível de água, retirada das árvores, remoção de pavimento asfáltico, montagem dos tapumes e instalação de canteiro. (*Especial para O Hoje)

 

Veja Também