Caiado reúne com ministra de Bolsonaro para resolver caso Enel

Encontro aconteceu na noite de quarta (22) e contou com as presenças de membros dos três poderes de Goiás – Foto: Cristiano Borges

Postado em: 23-01-2020 às 16h00
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado reúne com ministra de Bolsonaro para resolver caso Enel
Encontro aconteceu na noite de quarta (22) e contou com as presenças de membros dos três poderes de Goiás – Foto: Cristiano Borges

Da Redação*

Com intuito de colocar fim ao impasse com a Enel Distribuidora, houve na noite de quarta-feira (22), uma reunião no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, para buscar apoio da ministra em exercício, Marisete Pereira, na solução sobre a prestação de serviços de energia no Estado. 

Estiveram presentes no encontro o governador Ronaldo Caiado, acompanhado pelos presidentes da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego-GO), Lissauer Vieira, Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), desembargador Walter Carlos Lemes, Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim Alves de Castro Neto, e demais autoridades. 

Continua após a publicidade

Caiado disse que a ministra pediu um prazo para “convocar novamente e nos dar uma alternativa para esse quadro que vem se evoluindo, um quadro danoso para a economia do Estado”. 

O governador ressaltou que a ministra e os técnicos do Ministério se sensibilizaram com os relatos feitos pelos representantes goianos e que perceberam o quanto o Estado necessita de um resultado o mais rápido possível. 

A reunião contou também com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), como uma forma de envolver o Governo Federal na discussão. 

Alternativa 

Em reunião realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira há dez dias, o governador já havia declarado que buscaria esse auxílio junto ao Ministério de Minas e Energia e à Aneel para fazer uma mediação, viabilizando a troca da distribuidora. 

À época, Caiado chegou a comentar o interessa pelo serviço de distribuição de energia em Goiás pela EDP, uma companhia de origem portuguesa, que tem mais de 20 anos de operação no Brasil e atua na distribuição de energia elétrica em São Paulo e Espírito Santo. (Com informações da Agência Brasil)

Nota na íntegra da Enel

A Enel Distribuição Goiás reafirma o seu compromisso com os clientes goianos, assumido na compra da companhia em 2017, e ressalta que não possui interesse em vender a concessão da distribuidora.

 

A companhia encerrou o ano de 2019 cumprindo todas as metas previstas no plano de ações e investimentos acordado em agosto com o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Governo Estadual para aumentar a oferta de energia e melhorar a qualidade do serviço no Estado. A empresa realiza reuniões periódicas com Ministério de Minas e Energia, o órgão regulador e o Estado de Goiás para acompanhamento do andamento das ações estabelecidas no plano. 

 

Apenas entre agosto e dezembro de 2019, a Enel acrescentou 102 MVA de potência instalada ao sistema elétrico goiano, totalizando 102% do previsto para o período, e concluiu 709 novas conexões rurais, alcançando 103% do acordado.  Em dezembro, a companhia entregou duas novas subestações, uma em Mineiros e outra em Anápolis, e uma grande ampliação na subestação Trindade, beneficiando, juntas, mais de 254 mil clientes. Hoje (23), a Enel inaugurou ampliação e modernização da Subestação Caldas Novas, que beneficiará cerca de 47 mil clientes. Até o fim de 2020, mais seis subestações serão concluídas e outras 120 serão ampliadas e modernizadas.

 

A Enel reitera que foi a única empresa a oferecer proposta para aquisição da Celg-D no leilão de privatização realizado pelo Governo Federal, demonstrando um claro sinal de confiança na capacidade de recuperação do sistema elétrico do estado, mesmo após anos de subinvestimentos no período estatal. A empresa continuará dedicando todos os seus esforços para melhorar a qualidade do serviço prestado e, apenas este ano, vai investir mais de R$ 1 bilhão em sua área de concessão, montante cerca de 5 vezes superior aos níveis históricos investidos antes da privatização.

 

A companhia acrescenta que os investimentos realizados em Goiás já resultaram em uma melhora significativa dos indicadores de qualidade medidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que alcançaram os melhores níveis da história da distribuidora e ficaram dentro das metas previstas no contrato de concessão para 2019. De novembro de 2018 a novembro de 2019, a duração média das interrupções no fornecimento de energia por cliente (DEC) reduziu em cerca de 5 horas, uma melhora de mais de 18%. Já o número médio de interrupções por cliente (FEC) registrou uma redução de 26,2% no mesmo período. 

 

Veja Também