Alunos envolvidos em caso de ‘nudes’ falsos são identificados pela polícia, no RJ

Adolescentes expuseram cerca de 20 meninas

Postado em: 03-11-2023 às 11h42
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Alunos envolvidos em caso de ‘nudes’ falsos são identificados pela polícia, no RJ
Adolescentes expuseram cerca de 20 meninas | Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro identificou alguns dos estudantes com idades entre 12 e 15 anos do Colégio Santo Agostinho, da Barra da Tijuca, suspeitos de usar inteligência artificial para criar fotos das colegas sem roupa e publicá-las em redes sociais e aplicativos de troca de mensagens.

Segundo informações da polícia, os “nudes” falsos criados pelos adolescentes, expuseram cerca de 20 meninas e foram divulgados em grupos de conversas na internet. 

Os pais das alunas, ao saberem do caso, foram até a 16ª Delegacia de Polícia (Barra da Tijuca) e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que começaram a investigação. Parte das identidades dos adolescentes já estão com a polícia, e na segunda-feira (6/11), mais testemunhas serão ouvidas.

Continua após a publicidade

Os estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental que tiverem envolvimento neste caso podem responder por fato análogo à simulação e participação de criança ou adolescente em cena de sexo explícito ou pornográfica por meio de adulteração, montagem ou modificação de fotografia, vídeo ou qualquer outra forma de representação visual.

Gabriel de Britto Silva, advogado especializado em direito do consumidor, observa que, apesar da investigação criminal em andamento, no contexto civil, em relação aos danos morais sofridos pelas alunas, tanto os pais dos alunos que praticaram a conduta injuriosa quanto a escola em si são responsáveis.

“Estamos diante de um serviço educacional oferecido por uma escola cristã de renome na sociedade carioca. Dentro do escopo da educação fornecida pela escola, que é compartilhada com os pais, está a transmissão de princípios e valores, não apenas em relação ao mundo real, mas também ao virtual, o que claramente falhou”, declarou.

Conforme nota enviada aos pais dos estudantes, a instituição de ensino considera o fato “lamentável” e tomará medidas disciplinares. Mais detalhes da investigação não podem ser divulgados devido à idade dos envolvidos, menores de 18 anos.

Veja Também