Cidades do Hemisfério Norte sofrem com grandes incêndios

Nesta semana, incêndios de tamanhos recordes tem assustado moradores de diferentes países no hemisfério norte. Nos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia,

Postado em: 06-08-2021 às 10h22
Por: Pedro Jordan
Imagem Ilustrando a Notícia: Cidades do Hemisfério Norte sofrem com grandes incêndios
Cidade histórica nos Estados Unidos é destruída pelo fogo e Usina Termoelétrica na Turquia continua sob risco. Foto: Reprodução

Nesta semana, incêndios de tamanhos recordes tem assustado moradores de diferentes países no hemisfério norte. Nos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia, a cidade histórica de Greenville, conhecida por ser histórica, e fica localizada na região de montanhas, o fogo deixou um cenário apocalíptico no município.

O local ficou completamente destruído, entre cinzas e fumaça, e não há um número preciso de quantas edificações foram danificadas durante o incêndio. A população foi evacuada da cidade, e não se tem notícias sobre feridos, mas há um homem desaparecido.

O município foi fundado há 150 anos e seu começo foi devido a descoberta de ouro na região, que trouxe pessoas de diversos cantos. A população da cidade é pequena atualmente, e chega a cerca de 800 habitantes.

Continua após a publicidade

De acordo com informações da agência de comunicação Reuters, nas três últimas temporadas de incêndios, foram registrados os cinco piores da história. Foram queimados mais de 1 milhão de hectares de terras e cerca de 3.700 construções foram danificadas ou destruídas.

Segundo a agência de serviços emergenciais da Califórnia, mais de 16 mil pessoas foram evacuadas nesta temporada de incêndios.

Turquia

Não é só a América do norte que tem sofrido por conta do fogo, na divisa entre a Europa e Asia, mais precisamente na Turquia. Lá, o incêndio começou aos pés de uma colina perto da usina termelétrica de Kemerkoy, que fica perto da cidade de Milas, próxima ao mar Egeu.

“O incêndio chegou às proximidades da usina. Não dá para ver nada por causa da fumaça e das chamas. Pedimos que um avião contra-incêndios se dirija para a área com urgência”, alertou através do twitter o prefeito de Milas, Muhammet Tokat.

O fogo continua a fazer estragos nas últimas duas semanas, e foram registradas oito vítimas fatais nestes incêndios. O temor maior é que o fogo chegue de fato até a termoelétrica, pois ela funciona com carvão e óleo combustível, produtos altamente inflamáveis.

Veja Também