Os perigos de se consumir suplemento alimentar sem acompanhamento profissional

Consultar-se com um médico é primordial para melhor desempenho e qualidade de vida

Postado em: 23-01-2022 às 15h58
Por: Iara Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Os perigos de se consumir suplemento alimentar sem acompanhamento profissional
Consultar-se com um médico é primordial para melhor desempenho e qualidade de vida | Foto: Reprodução

Os suplementos alimentares podem ser um grande aliado na busca de bons resultados na academia, porém seu uso sem o acompanhamento de um especialista e sem seguir as orientações no rótulo, ao invés de ajudar, podem ter graves consequências e risco de doenças graves.

“Ele [suplemento] tem uma gama muito ampla de variação e muitos são vendidos na internet sem controle clínico. Vemos casos de arritmias e problemas cardíacos por suplementos. Tenho muito receio. São equivocados os suplementos pré-treino pelo teor de cafeína que eles podem ter. É preciso ter cautela, mesmo seguindo as regras do fabricante”. Diz a cardiologista Rica Buchler em entrevista para a Agência Brasil.

Para que não ocorram riscos para a saúde, é de extrema importância contar com o acompanhamento de um profissional, para que ele possa avaliar o consumo ideal e orientar o esportista. É importante ressaltar também a necessidade de se consultar com um cardiologista, pois ele poderá avaliar quais as limitações que cada pessoa pode vir a ter para a prática de exercícios físicos.

Continua após a publicidade

Em casos de pessoas que estão retornando agora para a rotina de exercícios, é ainda mais importante tomar cuidado com o consumo dos produtos, pois o corpo pode não estar preparado para o uso de suplementos combinado aos treinos. “Excesso de cafeína pode levar a um efeito maléfico cardíaco porque ele está estimulando a musculatura que não está preparada”, comenta a cardiologista.

Veja Também