Arqueólogos encontram cerca de 200 vértebras humanas empilhadas em varas no Peru

Material encontrado data a colonização europeia e pode ter sido uma resposta dos povos incas aos saques dos túmulos

Postado em: 03-02-2022 às 11h18
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Arqueólogos encontram cerca de 200 vértebras humanas empilhadas em varas no Peru
Material encontrado data a colonização europeia e pode ter sido uma resposta dos povos incas aos saques dos túmulos | Foto: J.L. Bongers

Uma equipe internacional de pesquisadores que trabalha no Vale de Chincha, na costa sul do Peru, encontrou quase 200 exemplares de vértebras de colunas humanas inseridas em varas de junco. A maioria das “vértebras nas estacas” estavam em grandes sepulturas indígenas conhecidas como “chullpas”, que datam de centenas de anos na época em que os europeus colonizadores estavam presentes no país sul-americano.

Das 192 vértebras encontradas dessa forma na região, os arqueólogos descobriram que, em quase todos os casos, elas foram feitas a partir dos restos de um único indivíduo, de acordo com o estudo publicado na última quarta-feira (2/2) na revista de arqueologia Antiquity.

Parece que adultos e jovens da comunidade indígena foram os escolhidos para esta prática única e, segundo os pesquisadores, acredita-se que as “vértebras nas estacas” tenham sido feitas entre 1450 e 1650, época em que o governo Inca terminou e a colonização europeia tornou-se generalizada e dominante na região.

Continua após a publicidade

Bongers, pesquisador associado sênior em arqueologia da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, também documentou em pesquisas anteriores o saque de centenas de túmulos na região. “Os saques destinavam-se principalmente a remover bens funerários feitos de ouro e prata e andava de mãos dadas com os esforços europeus para erradicar práticas religiosas indígenas e costumes funerários”, disse Bongers em nota à imprensa.

A análise feita nas vértebras nas varas de junco sugere que o ato pode ter sido criado para reparar os danos causados ​​aos mortos por saques, segundo o estudo. A datação por radiocarbono realizada pela equipe de pesquisa mostra que a colocação da coluna nos pedaços de junco ocorreu após o enterro inicial dos corpos.

Um graveto com vértebras foi encaixado em um crânio, encontrado dentro de uma chullpa | J.L. Bongers | Anitquity Publications LTD.

Veja Também