Donato no Relato e Chriss Paiva: as brasilidades que se encarnam no rap

Postado em: 03-05-2022 às 09h20
Por: Redação
A música que se construiu das periferias no décimo primeiro episódio do ‘Papo Xadrez’ | Foto: Reprodução

O rapper Donato no Relato e o produtor Chriss Paiva são os convidados do décimo primeiro episódio do ‘Papo Xadrez’. Na transmissão da última segunda-feira (02), os artistas que trabalham juntos na cena alternativa da capital goiana, contam do desenvolvimento de suas trajetórias pessoais na música até alcançarem o espaço que ocupam hoje. “Sou filho de mãe solteira, criado na periferia de Goiânia”, Donato começa o’ Papo Xadrez’ contando da importância que a representatividade do rap trouxe para ele ainda enquanto criança.

Contando de seus primeiros contatos com o rap, o artista diz que “a rua que ensinou a gente a viver”. Com os pais separados e a mãe trabalhando desde cedo, Donato e seus irmãos foram matriculados no convento ‘Mãe dolorosa’, na periferia de Goiânia: aconteceu ali seu primeiro contato com a música. “Eu sempre tive uma vontade muito grande de poder colaborar de alguma forma com as pessoas que vem de onde eu vim”, sintetiza as influências do rap em sua vida.

O produtor Chriss Paiva, conta como suas experiências musicais como instrumentista se encontraram com a música de Donato. “A gente sempre procurou trazer a brasilidade junto com a história que ele quer trazer”, Chriss aponta que não é apenas a crítica social normalmente impressa no rap que está presente nos trabalhos do rapper. No rap que veio das comunidades, até o rap que veio da França, o trabalho de
Donato encarna as múltiplas facetas de sua jornada pessoal e profissional e propõe novidades para
o gênero musical.

Nos últimos episódios

Com o rapper Donato e o produtor Chriss Paiva o ‘Papo Xadrez’ alcança sua décima primeira transmissão. Até aqui personalidades de várias áreas distintas já dividiram bancada com os apresentadores Felipe Cardoso e Yago Sales. Já participaram no podcast o advogado ruralista, Djalma Rezende, a estilista Juliana Santos e o DJ Fabrício Rodrigues. Nesses encontros, os convidados falam de suas trajetórias em tom descontraído e sempre respeitoso.

Na última transmissão, estiveram nos estúdios do jornal ‘O Hoje’ os compositores e cantores Matheus DiPadua e Edu Moura. Responsáveis por hits como ‘Graveto’ de Marília Mendonça, ‘GPS’ de Maiara e Maraísa e ‘Gaiola’ de Henrique e Juliano, os artistas não só cantaram grandes sucessos de suas carreiras como também trouxeram a público títulos até então inéditos como ‘Rua 10’ e ‘Dublê’. O episódio completo e os cortes exclusivos seguem disponíveis nas redes do podcast. Um novo episódio vai ao ar ao vivo todas segundas-feiras, às 19 horas. Você pode acessar todas as transmissões que já aconteceram do podcast no canal Youtube Papo Xadrez

Compartilhe: