Teatro de Bonecos ‘Benedito, Abençoado e Bendizido’ terá apresentação virtual no Youtube

Por meio de vários personagens tradicionais projeto leva aos lares a magia do teatro popular de bonecos.

Postado em: 06-05-2022 às 09h09
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Teatro de Bonecos ‘Benedito, Abençoado e Bendizido’ terá apresentação virtual no Youtube
Por meio de vários personagens tradicionais projeto leva aos lares a magia do teatro popular de bonecos | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

‘Benedito, Abençoado e Bendizido’ conta a história de Benedito e Rosinha, que juntos com o boizinho Fuzarca enfrentam os desmandos do terrível coronel João Redondo. A tradicional brincadeira que encanta todas as idades será apresentada neste sábado (7/05) às 15h,seguida de uma oficina de bonecos às 18h.  O projeto tem o apoio da Lei Aldir Blanc e será exibido de graça pelo canal ‘Mamulengo Fuzuê’, no YouTube 

“O espetáculo é uma brincadeira de mamulengo. A intenção é levar até as pessoas um pouco do universo do teatro popular de bonecos, por meio de vários personagens tradicionais, que já fazem parte do imaginário coletivo. A história aborda questões como coronelismo, a luta por trabalho, por terra e por relações de trabalho mais dignas”, explica Thiago Francisco. 

Continua após a publicidade

Conduzidos por cantigas populares a trama se desenvolve e entram em cena o palhaço da Vitória, cabo Zé Tenta, vovô Benza e a cobra Anaconda. A tradição do mamulengo revela uma das facetas da cultura brasileira, onde brincantes, por meio da arte dos bonecos, encenam histórias apreendidas na tradição que falam de relações sociais estabelecidas em um dado período da sociedade.

Dessa maneira, o teatro forma pessoas mais sensíveis, respeitosas, além de colaborar bastante com a formação de pessoas menos preconceituosas, mais tolerantes e com uma visão mais inteligente sobre tudo. Essa arte também tem seu papel fundamental no combate ao preconceito e à discriminação em todas as suas formas.

É com a alegria dos bonecos que esses temas pretendem ser tratados. Thiago diz ainda que a ideia é que as pessoas possam se divertir ao assistirem o espetáculo. Após a peça, será exibida a oficina: “O Brinquedo e a Brincadeira no Teatro de Mamulengo”. No conteúdo dela, a história do teatro de mamulengo, tipos de bonecos, personagens tradicionais e dicas de manipulação e confecção.

A montagem é resultado de 15 anos de pesquisas e vivências com mestres e mestras da cultura popular de diversas regiões do país. A direção é de Thiago Francisco e tem como base para o roteiro cenas, passagens, esquetes e personagens tradicionais do Teatro Popular de Bonecos, que sobrevivem no imaginário popular graças à oralidade. 

Olhos D’Água 

O projeto “Viva o Mamulengo” realizou atividades na Escola Municipal Geminiano Ferreira de Queiroz, em Olhos D ‘Água – distrito de Alexânia. A ação aconteceu no dia 18 de abril e contou com a exibição do espetáculo para as crianças e um bate-papo com educadores. O objetivo foi auxiliá-los no entendimento sobre a importância do mamulengo. 

“Foi muito bom, as crianças gostaram bastante e os educadores se mostraram participativos durante a brincadeira. No nosso papo eles demonstraram o desejo de conhecerem mais sobre o teatro de bonecos, para trabalharem outros temas nas aulas”, contextualiza Thiago.

Veja Também