Goiás registra primeiro caso suspeito da varíola dos macacos

Ao todo, no Brasil, foram notificados 80 casos de varíola dos macacos. Destes, 20 casos foram confirmados e 14 casos permanecem suspeitos

Postado em: 28-06-2022 às 10h28
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás registra primeiro caso suspeito da varíola dos macacos
Ao todo, no Brasil, foram notificados 80 casos de varíola dos macacos. Destes, 20 casos foram confirmados e 14 casos permanecem suspeitos | Foto: Reprodução

Goiás tem o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos, segundo informativo do Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, foram notificados dois casos no estado. No entanto, um foi descartado e o outro permanece suspeito. Ao todo, no Brasil, foram notificados 80 casos de varíola dos macacos. Destes, 20 casos foram confirmados e 14 casos permanecem suspeitos.

Em Goiás, o caso suspeito é o de uma mulher de 43 anos, que mora em Goiânia. De acordo com a superintendente de vigilância em saúde da SES, Flúvia Amorim, já foi realizada a coleta de amostras. “Algumas serão processadas aqui e outras enviadas para fora. Iremos aguardar os resultados para verificar se esse caso vai se confirmar ou não”, explicou.

Segundo o Ministério da Saúde, é considerado caso suspeito o indivíduo que, a partir do dia 15 de março de 2022, tenha apresentado erupções cutâneas pelo corpo. Entre os sintomas, também estão a febre e o inchaço dos gânglios (linfonodos). A pasta ainda ressalta, em caso de suspeita da doença, deve ser feito o isolamento imediato da pessoa e coletadas as amostras clínicas.

Continua após a publicidade

No primeiro semestre deste ano, a OMS foi notificada sobre 2.103 casos confirmados da varíola do macaco em 42 países, um caso provável e uma morte. Até o momento, foram notificados 80 casos de varíola dos macacos no Brasil. Desse total, 20 foram confirmados e 14 são considerados suspeitos, incluindo o caso de Goiás. De acordo com a pasta, a investigação desses casos está em andamento e as coletas para análise laboratorial ia foram realizadas.

Veja Também