O que é “situationship”? Conheça a nova forma de se relacionar dos jovens

A novidade é o "situationship", que é basicamente "estar em uma situação", mas sem rótulos e compromisso.

Postado em: 27-09-2022 às 17h46
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: O que é “situationship”? Conheça a nova forma de se relacionar dos jovens
A novidade é o "situationship", que é basicamente "estar em uma situação", mas sem rótulos e compromisso. | Foto: reprodução

Você já deve ter ouvido os termos “poliamor” e “relacionamento aberto”. Estas são algumas formas modernas de rotular relacionamentos amorosos sem que haja cobrança de fidelidade entre o casal. A novidade é o “situationship”, que é basicamente “estar em uma situação”, mas sem rótulos e compromisso. Intimidade e companheirismo, mas sem planos a longo prazo. O que é “situationship”? Um meio termo entre amizade e relacionamento amoroso. Conheça a nova forma de se relacionar dos jovens.

Como saber se estou em um “situationship”?

Nada de rótulos e definições: Você pode estar em um “situationship” se você está em um relacionamento sem rótulos. Vocês podem estar apenas querendo curtir o momento, sem maiores pretensões de ter um relacionamento sério.

Apenas planos momentâneos ou a curto prazo: Pessoas em um “situationship” já estão conscientes de que o relacionamento tem prazo de validade. Por esse motivo, os planos feitos não são a longo prazo, apenas momentâneos.

Continua após a publicidade

Falta consistência: Em relacionamentos amorosos, os parceiros são presentes na vida um do outro. Por outro lado, em um “situationship” não há cobrança e o “casal” não precisa se encontrar frequentemente. Às vezes, as pessoas que estão neste tipo de relacionamento, ficam dias sem se ver ou até mesmo conversar.

Não há conexão emocional: Essa forma de se relacionar pode ser descrita como “superficial”. Quem está em um “situationship” pode até conhecer algumas coisas sobre o parceiro, mas nada muito profundo. Geralmente, um não recorre ao outro para procurar apoio emocional.

É permitido sair com outras pessoas: Pessoas nessa situação geralmente dizem que não estão preparadas para um relacionamento sério e que preferem continuar disponíveis para conhecer novas pessoas. Em um “situationship”, não existe aquela conversa sobre exclusividade.

Você não apresenta para a família: Pessoas que estão vivendo um “situationship” não fazem questão de incluir amigos próximos e família no contexto e dia-a-dia.

Existe certa confusão: Se você estiver em um “situationship” e nutrir sentimentos pela pessoa, você vai se sentir confuso. Dado que não há direção certa sobre qual rumo o relacionamento vai tomar e, por não ser um relacionamento sério, as pessoas não se sentem confortáveis para conversar sobre isso.

Não enxerga um futuro na relação: Se você não tem certeza de que quer estar em um relacionamento sério e não vê expectativas de futuro com a pessoa, você provavelmente está em um “situationship”.

Motivações para ter um “situationship”

Você pode estar passando apenas uma temporada na cidade, seja para trabalhar ou estudar, e sabe que não vale a pena iniciar um relacionamento sério, então prefere apenas estar em um “situationship”. Às vezes você quer fazer novas amizades, mas ir a um encontro casual é mais fácil. Pode ser que você tenha acabado de terminar e não se sente pronto para engatar em um novo relacionamento. Em alguns casos, um “situationship” começa a partir de um caso de uma noite só, mas você tem interesse em conhecer melhor a pessoa e ir a outros encontros, mas sem nenhum rótulo estabelecido.

Estou em um “situationship”. E agora?

Estar em um “situationship” tem suas vantagens e desvantagens. Primeiramente, saiba o que você quer. Tenha em mente o que é inegociável para você. Estar em um “situationship” esperando que essa relação se torne algo sério, vai apenas te causar ansiedade e estresse. Não alimente expectativas.

Identifique se vocês estão vivendo uma relação saudável. Mesmo com ausência de rótulos, as pessoas devem se respeitar e estabelecer um diálogo de confiança.

Saiba que os seus sentimentos podem mudar e você pode querer que este “situationship” se torne algo sério. Neste caso, se não for recíproco, priorize-se e deixe para trás o que não te faz bem e, principalmente, não aceite situações que te deixam desconfortáveis.

Leia também:

Veja Também