Tragédia: 36 pessoas morrem e quase 2,5 mil estão desabrigadas após chuvas no litoral de São Paulo

Chuvas intensas na região causam bloqueio de estradas, queda de barreiras, deslizamentos e inundações

Postado em: 20-02-2023 às 16h36
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Tragédia: 36 pessoas morrem e quase 2,5 mil estão desabrigadas após chuvas no litoral de São Paulo
Chuvas intensas na região causam bloqueio de estradas, queda de barreiras, deslizamentos e inundações | Foto: Reprodução/ Twitter

As chuvas fortes que atingiram o litoral de São Paulo neste final de semana, bateu recorde em volume de água já registrado no Brasil em 24 horas. Até o momento, foram registradas 36 mortes e 2,5 mil pessoas tiveram que sair de suas casas após a tempestade.

De acordo com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, helicópteros da Polícia Militar e do Exército vão ser usados para transportar as equipes de bombeiros e retirar feridos dos deslizamentos de terra no município de São Sebastião (cidade mais castigada entre os munícipios afetados).

Tarcísio informou ainda que, inicialmente, os feridos serão encaminhados para o Hospital Regional de Caraguatatuba. Assim que a capacidade do hospital se esgotar, passará a ser utilizado o Hospital Regional de São José dos Campos e, posteriormente, o Hospital das Clínicas, na capital paulista.

Continua após a publicidade

De acordo com o governo, as equipes do Departamento Estradas e Rodagem (DER) estiveram nos locais e avaliam as obras emergenciais para a recuperação das vias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios . As informações estão sendo atualizadas na página do Twitter do DER-SP.

Chuvas intensas e persistentes que atingiram todo o litoral norte do estado de São Paulo desde a noite de ontem (18) causaram mortes, bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos, e afetam o abastecimento de água na região.

Segundo a Defesa Civil, as tempestades também causaram interdições em trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoioso. O volume de chuva que caiu nas últimas 24 horas foi mais que o dobro do esperado para todo o mês de fevereiro.

Últimos destaques sobre a tragédia

  • Foi decretado estado de calamidade em 6 cidades e luto oficial de 3 dias no estado;
  • Trechos da Rio-Santos podem não existir mais, segundo o governador de SP;
  • Equipes seguem as buscas em São Sebastião e ao menos 40 pessoas estão desaparecidas;
  • Até o momento, 1.730 pessoas estão desalojadas e 766 desabrigadas;
  •  previsão de chuva para esta segunda-feira na região, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia;
  • O presidente Lula sobrevoou as áreas afetadas e ao visitar São Sebastião anunciou ajuda.

Veja: Equipes de resgate continuam as buscas por soterrados no Litoral Norte de SP

Veja Também