Pra vencer tem que ser guerreiro!

Goiás vence o Paysandu e se sagra campeão da Copa Verde

Postado em: 31-05-2023 às 22h32
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Pra vencer tem que ser guerreiro!
Com uma belíssima festa da torcida, Esmeraldino encerra jejum de cinco anos sem levantar um troféu (Foto: Afonso Cardoso)

Com o apoio da torcida esmeraldina, o Goiás não se acomodou com a vantagem construída na primeira partida e voltou a vencer o Paysandu. Jogando no Estádio Hailé Pinheiro, o Esmeraldino venceu o Papão pelo placar de 2 a 1, com gols de Vinícius e Matheus Peixoto. 

O jogo

Um primeiro tempo movimentado de ambas as equipes, mas só o Goiás conseguiu marcar. O Paysandu tentou não se assustar com a festa da torcida e a vantagem no placar para o Esmeraldino, porém o Bicolor não conseguiu ser eficiente.

Continua após a publicidade

Mesmo com vantagem no placar agregado, o Goiás não se acomodou. Logo nos primeiros minutos de partida, o time esmeraldino se lançou ao ataque e Naylhor cometeu falta em Maguinho dentro da área. O VAR foi acionado, primeiro para confirmar o posicionamento legal do jogador do Goiás, assim que foi validado o lance o juiz marcou o pênalti. Aos seis minutos, Vinícius em cobrança alta converteu para o Verdão ampliando a vantagem.

Se a missão do Paysandu era complicada antes do jogo começar, após o Esmeraldino marcar mais um gol a tarefa ficou mais difícil ainda. Precisando do resultado, por mais de dois gols de diferença, o Papão foi para o ataque, mas não causava perigo. Aos 22 minutos em uma finalização à queima-roupa, o goleiro Tadeu conseguiu espalmar por cima do gol a tentativa de Fernando Gabriel.

O Goiás não deixou os visitantes gostarem do jogo e pressionou o time bicolor em seu campo de defesa. Se aproximando do fim dos 45 minutos iniciais, Matheus Peixoto foi derrubado pelo goleiro Gabriel Bernard dentro da área e o juiz marcou pênalti. O próprio atacante, Matheus Peixoto, converteu a segunda cobrança batendo forte no centro do gol. 

Com um placar agregado de 4 a 0, o Esmeraldino administrava o fim do primeiro tempo. O Paysandu até tentava, mas não conseguia criar oportunidades claras de gols. O time paraense chegou a assustar com um chute de Wanderson, mas o zagueiro Bruno Melo afastou o perigo.

Com as alterações no segundo tempo, o Paysandu foi para cima do Goiás. Nos primeiros minutos da etapa final, em cobrança de falta ensaiada, Naylhor desviou de cabeça a bola que sobrou para Bruno Alves completar e finalizar para o gol. A bola contou ainda com pequeno desvio tirando Tadeu da defesa. Esse gol no início da etapa complementar animou o Papão.

O Goiás tinha o placar e o jogo dominado, então a equipe não se arriscava se lançando ao ataque, apenas controlava a partida. Por assumir uma postura diferente do que apresentou no primeiro tempo, a equipe esmeraldina não ameaçava o gol de Gabriel Bernard. Emerson Ávila mexeu no time para poupar alguns jogadores e mudar a formação.

Por outro lado, o Bicolor tentava fazer mais gols, mas a equipe foi muito pouco criativa e como não chegava ao gol de Tadeu ficou impossível buscar o resultado. Faltando poucos minutos para o fim do jogo, o Paysandu ainda teve um jogador expulso, mas não influenciou no placar final.

A torcida esmeraldina que fez festa do início ao fim gritava “É campeão!” desde os 43 minutos do segundo tempo. O Goiás tocava a bola para passar o tempo e após o apito final pôde enfim comemorar junto com o torcedor.

Com a conquista do título, o Goiás entra na 3ª fase da Copa do Brasil de 2024 e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 400 mil, o dobro pago ao Paysandu, campeão do ano passado. Mesmo como segundo lugar, o Papão recebeu R$ 200 mil. Essa taça não foi vantajosa só para o time esmeraldino, pois o Anápolis herda a vaga que era do Goiás e entra na primeira fase da Copa do Brasil de 2024.

Agenda

O Goiás volta a campo no domingo (04), pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A, contra o Cuiabá, às 18h30, no Estádio da Serrinha. O Paysandu recebe o São José-RS, às 16h30, no Estádio Leônidas Sodré Castro, jogo válido pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Série C.

Ficha técnica: 

Goiás 2 x 1 Paysandu

Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia

Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES)

Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES)

VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Gols: Vinícius aos 06 min/1T e Matheus Peixoto aos 38 min/ 1T (Goiás); Bruno Alves aos 08 min/2T (Paysandu)

Cartão vermelho: PH (Paysandu) 

Cartões amarelos: Apodi, Jhonny Lucas, Palacios e Zé Ricardo (Goiás); Naylhor, João Vieira, Marquinhos Santos, Vicente, Mário Sérgio e Fernando Gabriel (Paysandu)

Goiás: Tadeu; Bruno Santos, Lucas Halter, Bruno Melo e Hugo; Zé Ricardo, Simioni (Jhonny Lucas), Maguinho e Palacios (Apodi); Vinícius (Alesson) e Matheus Peixoto (Gabriel Novaes).

Técnico: Emerson Ávila

Paysandu: Gabriel Bernard; Genílson, Wanderson e Naylhor; Vicente (Juan PitBull), Roger (Dalberto), Gabriel Davis, Fernando Gabriel (PH) e João Vieira (Iarley); Mário Sérgio e Bruno Alves (Eric). 

Técnico: Marquinho Santos

Veja Também