Alimentos ricos em colágeno podem ajudar na saúde e bem-estar

A substância pode ser encontrada em diversos alimentos, como por exemplo, a carne vermelha, frango e peixe

Postado em: 08-06-2023 às 16h30
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Alimentos ricos em colágeno podem ajudar na saúde e bem-estar
A substância pode ser encontrada em diversos alimentos, como por exemplo, a carne vermelha, frango e peixe | Foto: Divulgação

Conhecida como uma proteína de rápida absorção que pode ser encontrada nos alimentos e até mesmo dentro do nosso organismo, o colágeno é também responsável por contribuir para a elasticidade e resistência da pele, saúde das unhas e cabelos, além das fibras que sustentam os tecidos do corpo, como: ossos, músculos, tendões e articulações.

Com isso, o colágeno tem sido mais presente na vida e cotidiano das pessoas, estudos afirmam que existe um crescente em relação a confiança do consumidor na categoria, pois 98% dos pesquisados se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com o seu uso.

No entanto, o que poucas pessoas sabem, é que esse componente pode ser encontrado também em diversos alimentos, como por exemplo, a carne vermelha, frango e peixe, onde o colágeno é encontrado na pele, espinhas e escamas de todos os peixes de água doce e de água salgada. Além disso, o colágeno também pode ser encontrado em outros animais marinhos, como polvo, camarão e lula.

Continua após a publicidade

Para falar sobre esse assunto, a Psicóloga e estudante de medicina na Universidade de Morón (UM) na Argentina, Tânia Rodrigues, afirma que, “é muito importante conscientização das brasileiras (os) com a necessidade do autocuidado e reconhecimento dos benefícios que o colágeno traz para a saúde não só da pele, mas como também dos cabelos, unhas e articulações”.

A Psicóloga, que também é influencer, utiliza do seu canal no Youtube e em seu perfil no Instagram, para dar dicas de alimentos saudáveis e componentes que podem auxiliar no bem estar das pessoas. E neste caso, ela enfatizar que, “em muitos casos, o colágeno é composto por substâncias de baixo peso molecular que é absorvido direto na corrente sanguínea, contribuindo para melhor biodisponibilidade da ação do peptídeo de colágeno e trazendo um efeito mais evidente e rápido para os consumidores dos produtos, garantindo ótimos benefícios para as pessoas”.

Além desses benefícios que o colágeno pode representar para o corpo, alguns estudos afirmam que ingerir esses alimentos vai ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, manter as cartilagens hidratadas e seguram o cálcio e outros minerais no interior do tecido ósseo. Os benefícios do colágeno também se refletem nos cabelos, mantendo a espessura, o brilho e a resistência.

Veja Também