Hugol discute uso da pele de tilápia no tratamento de queimados

Técnica é utilizada como versão de teste desde 2014 e, de acordo com especialistas, tem oferecido amplos benefícios

Postado em: 17-04-2018 às 14h11
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Hugol discute uso da pele de tilápia no tratamento de queimados
Técnica é utilizada como versão de teste desde 2014 e, de acordo com especialistas, tem oferecido amplos benefícios

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), recebeu no último final de semana um evento sobre um procedimento considerado inovador que utiliza pele de tilápia para o tratamento na cicatrização de queimaduras. A palestra foi ministrada pelo médico cirurgião plástico e coordenador da pesquisa da pele da tilápia para o tratamento na cicatrização de queimaduras, Edmar Maciel.

A técnica vem sendo desenvolvida e testada desde 2014 e oferece benefícios não só para o paciente, mas para todos os envolvidos no processo. “O tratamento com a pele da tilápia é diferente, pois o curativo não precisa ser renovado diariamente, reduzindo as dores do paciente e dos familiares. Há também uma otimização dos custos, uma vez que a pele colocada em queimaduras de segundo grau permanece até o final do tratamento”, explica Edmar.

Esse curso é a primeira etapa de capacitação para a execução da pesquisa da pele de tilápia nos tratamentos aos pacientes vítimas de queimaduras do Hugol. A próxima fase será o treinamento com a equipe médica para habilitá-los a integrar o projeto. De acordo com o supervisor do Centro de Referência em Assistência a Queimados do hospital, Fabiano Arruda, “o tratamento será muito benéfico para os pacientes selecionados, pois eles poderão retornar para casa mais cedo, devido a um tempo de internação reduzido”.

Continua após a publicidade

Por ser uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e extensão universitária, a contribuição mútua por meio desse projeto possibilitará a projeção da unidade no âmbito da ciência. “Essa pesquisa, sem sombras de dúvidas, é um marco para o Brasil, uma revolução científica, uma inovação que impactará na área médica nos próximos anos. Participar desse momento faz com que toda a equipe cresça junto”, conclui o supervisor médico.

O Centro de Referência em Assistência a Queimados do Hugol é um dos mais modernos do país. Foi inaugurado em julho de 2015, ganhou o nome do Dr. Nelson Picollo, homenageando o pioneiro do tratamento de queimaduras no Estado de Goiás, e recebe pacientes regulados pelas centrais de regulação do Estado que apresentam critérios de internação normatizados pela Sociedade Brasileira de Queimaduras.

Veja Também