Aprovado projeto que cria frota de ônibus exclusiva para mulheres

O projeto estabelece que seja proibida a circulação dos "Ônibus Rosa" com passageiros do sexo masculino, com exceção de crianças de até 14 anos, acompanhadas de um responsável

Postado em: 16-08-2018 às 13h35
Por: Alessandra Rocha
Imagem Ilustrando a Notícia: Aprovado projeto que cria frota de ônibus exclusiva para mulheres
O projeto estabelece que seja proibida a circulação dos "Ônibus Rosa" com passageiros do sexo masculino, com exceção de crianças de até 14 anos, acompanhadas de um responsável

O serviço será oferecido, de segunda a sexta-feira, nos horários de pico, entre 5h e 8h, 11h e 14h e às 17h e 20h. (Foto: Reprodução)

Da Redação 

Projeto que cria frota de ônibus exclusivos para mulheres é aprovado na Câmara. Após dois anos tramitando na casa, o projeto, de autoria do vereador Fábio Zander, do Patriota, foi aprovado em segunda e última votação, nesta quarta-feira (15). Ainda é necessária a sanção ou veto do prefeito Iris Rezende, do MDB.

Continua após a publicidade

A porcentagem da frota e horários de circulação dos veículos deve ser estabelecida pela Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia (CDTC-RMTC), não podendo ser inferior a 30% da totalidade da frota, de acordo está determinado no projeto. O serviço será oferecido, conforme a proposta, de segunda a sexta-feira, nos horários de pico, entre 5h e 8h, 11h e 14h e às 17h e 20h.

REGRAS

O projeto estabelece que seja proibida a circulação dos “Ônibus Rosa” com passageiros do sexo masculino, com exceção de crianças de até 14 anos, acompanhadas de um responsável. Os motoristas da frota terão de ser do sexo feminino, dentre outras exigências.

“São nesses horários que são praticados as violências de toda ordem, psicológica, moral e sexual. Ofensas claras à dignidade, decoro e intimidade de uma mulher”,  afirma o vereador Fábio Zander. Ele ressalta que  capitais como São Paulo, Rio, como também Madri e Roma,adotam esse modelo de transporte.

 

Veja Também