‘A Formiguinha Deselegante’ resgata valores como respeito e a obediência

Professora alfabetizadora nos colégios Ateneu Salesiano Dom Bosco e Victória Figueiredo, especialista em Neuropedagogia e pesquisadora da Educação, Tatiane está em sala de aula desde 2005

Postado em: 09-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘A Formiguinha Deselegante’ resgata valores como respeito e a obediência
Professora alfabetizadora nos colégios Ateneu Salesiano Dom Bosco e Victória Figueiredo, especialista em Neuropedagogia e pesquisadora da Educação, Tatiane está em sala de aula desde 2005

SABRINA MOURA*

Continua após a publicidade

O livro A Formiguinha Deselegante surgiu em 2017 após um sonho da professora e escritora Tatiane Rocha. A história veio para o mundo real a fim de resgatar valores, como o respeito e a obediência das crianças, dentro e fora das escolas. Sua obra será lançada nesta sexta-feira (9), no Museu de Arte de Goiânia (MAG), com a presença da autora em uma noite de autógrafos do seu primeiro livro infantil. 

“Já escrevi poemas desde a adolescência, trabalho com pesquisa científica, tenho seis artigos publicados, todos eles voltados para a educação de forma independente. A leitura infantil é minha primeira vez”, conta Tatiane Rocha.

Professora alfabetizadora nos colégios Ateneu Salesiano Dom Bosco e Victória Figueiredo, especialista em Neuropedagogia e pesquisadora da Educação, Tatiane está em sala de aula desde 2005. Suas atividades docentes tiveram  início realizando um projeto na biblioteca do Victória Figueiredo chamado Oficina de Leitura. Na escrita, teve início com trabalhos científicos voltados para aprendizagem e alfabetização. 

“Ao contrário do que todos pensam, a internet traz inovações tecnológicas que acompanharam a literatura. Ela permite que as pessoas encontrem obras que jamais teriam chances de apreciar fisicamente”, comenta a escritora sobre a importância dos livros em tempos em que as crianças estão tão conectadas. 

“O benefício que a internet traz para nós é imensurável, porém tem seus contras, devido a essa acessibilidade às leituras. Cabe aos pais dar uma atenção à leitura que essa criança está fazendo na internet. Perdemos um pouco aquele prazer de folhear um livro, da curiosidade sobre o que vai acontecer na próxima página; o livro impresso tem o seu encanto. As inovações tecnológicas tem seus benefícios, mas a criança precisa ter o acesso ao impresso para saber apreciar e cuidar do livro”, completa.

Seu livro, que utiliza a formiga como personagem principal, estimula a imaginação das crianças, fazendo com que elas reflitam sobre suas atitudes dentro e fora da escola, o certo e o errado, que no livro são destacados como “elegante” e “deselegante”. Aliás, segundo a professora, os termos (elegante e deselegante) são utilizados, hoje, nas escolas, e fazem com que as crianças reflitam quando suas atitudes não estão de acordo ou quando essas mesmas atitudes desagradam aquele que está ao seu lado. 

“No livro, as crianças vão encontrar uma situação bem rotineira dentro das salas de aula. Quando falamos que uma criança é elegante, é porque ela respeita o outro, sabe ouvir e sabe a hora de falar. Já a deselegante faz tudo ao contrário. A personagem tem o comportamento de uma criança, e para dar o ar de fantasia eu usei a formiguinha para representar”, diz a escritora, que finaliza: “A participação da família na hora da leitura é de extrema importância, já que os mesmos podem ressaltar uma situação deselegante que venha a acontecer em casa, fazendo com que a criança reflita suas atitudes”.

*Integrante do programa de 

estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Lançamento e noite de autógrafos do livro ‘A Formiguinha Deselegante’, de Tatiane Rocha

Quando: sexta-feira (9)

Horário: das 19h às 22h

Onde: Museu de Arte de Goiânia-MAG (Rua 1, nº 605, Bosque dos Buritis, Setor Oeste)

Entrada gratuita

 

Veja Também